Ação faz parte do Mutirão de Diabetes e também conta com oferta de exames
No próximo sábado (26), a Clínica de Oftalmologia do Complexo de Serviços de Saúde do Hospital Evangélico de Belo Horizonte, em Betim, promove o IV Mutirão de Diabetes. Das 8 às 13h, a unidade oferece atendimento gratuito para pacientes cadastrados pelas 38 unidades básicas de saúde (UBS). Também, haverá oferta dos seguintes exames: glicemia capilar, medição das medidas corporais, pé diabético, fundo de olho e encaminhamento de pacientes que necessitam de acompanhamento.
A ação acontece na Praça do Encontro, em parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde da cidade e faz parte da programação do Novembro Azul. A organização espera receber cerca de 600 pacientes no mutirão.
Os serviços serão realizados por uma equipe multidisciplinar composta por 50 voluntários, entre nutricionistas, oftalmologistas e acadêmicos de medicina. “O foco na nossa atuação é promover educação em saúde sobre o diabetes e suas complicações oftalmológicas, como a retinopatia diabética, uma doença silenciosa que pode levar à perda da visão quando não diagnosticada precocemente ou tratada da forma correta”, destaca o médico oftalmologista, responsável técnico pela Clínica de Oftalmologia do Hospital Evangélico em Betim e coordenador do Mutirão de Diabetes, Wesley Moreira.
A retinopatia diabética afeta 1/3 da população acima de 40 anos entre os diabéticos e é uma das complicações mais graves da diabetes. Segundo o médico, é importante que os pacientes tenham um acompanhamento regular com o oftalmologista para verificar a ocorrência de micro sangramentos que, quando não controlados, podem evoluir para a cegueira. “Na fase inicial, há tratamentos disponíveis como aplicação de laser na retina e medicamentos”, ressalta.
Os interessados em participar do Mutirão de Diabetes devem comparecer na Praça do Encontro ou fazer um pré-cadastro pelo link https://forms.gle/