Close Menu

    Newsletter

    Fique atualizado com as principais notícias e acompanhe tudo o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

    Facebook Instagram X (Twitter)
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Folha Vale do ParaopebaFolha Vale do Paraopeba
    ANUNCIE
    • Inicial
    • Editorias
      1. Cidades
      2. Diversão & Cultura
      3. Editorial
      4. Especial
      5. Geral
      6. Meio Ambiente
      7. Moda
      8. Saúde
      9. Variedades
      10. Veículos
      Destaque

      Nova UBS Tereza Cristina inaugura nesta quinta-feira (27)

      Por Da Redação FVP25 de novembro de 2025
      Recente

      Nova UBS Tereza Cristina inaugura nesta quinta-feira (27)

      25 de novembro de 2025

      2ª Mostra de Cinema de Betim tem exibição de filmes e seminário esta semana

      24 de novembro de 2025

      Cria Betim promove concurso de dança neste domingo (9)

      4 de novembro de 2025
    • Cidades
      1. Betim
      2. Brumadinho
      3. Igarapé
      4. Juatuba
      5. Mário Campos
      6. São Joaquim de Bicas
      7. Sarzedo
      Destaque

      Cemig realiza atendimentos para regularização de energia do Serra Verde nesta quinta (4) e sexta-feira (5)

      Por Da Redação FVP3 de dezembro de 2025
      Recente

      Cemig realiza atendimentos para regularização de energia do Serra Verde nesta quinta (4) e sexta-feira (5)

      3 de dezembro de 2025

      Prefeitura de Igarapé inicia reforma do Espaço Comunitário Vale do Amanhecer 

      2 de dezembro de 2025

      Novo Auxílio Emergencial da Vale deve ser pago a partir deste mês 

      1 de dezembro de 2025
    • Publicações
    • O jornal
    • Fale Conosco
    Folha Vale do ParaopebaFolha Vale do Paraopeba
    Home»Cidades»Betim»Novo Centro Materno-infantil é inaugurado em Betim
    Betim

    Novo Centro Materno-infantil é inaugurado em Betim

    Da Redação FVP23 de dezembro de 20215 Mins Leitura
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Copiar Link
    Imagem: PMB
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Copiar Link

    A unidade, que atenderá uma demanda de 5 mil partos por ano, começa a funcionar no dia 30 de dezembro

    A Prefeitura de Betim anunciou a entrega, no próximo dia 29 de dezembro, do Centro Materno-infantil (CMI). A nova unidade reunirá, em um único lugar, todos os serviços que hoje são prestados pela Maternidade Pública Haydée Espejo Conroy e pela maternidade do Hospital Público Regional de Betim.

    O CMI atenderá uma demanda de 5 mil partos por ano dos 13 municípios* da região de saúde de Betim. Com infraestrutura e equipamentos modernos, oferecerá às gestantes um serviço com mais qualidade e conforto. Na quinta-feira (30), a unidade já estará em funcionamento para receber as mulheres em trabalho de parto e os bebês que irão nascer.

    Segundo a prefeitura, toda a estrutura do CMI foi pensada para favorecer as boas práticas de assistência ao parto e ao nascimento preconizadas pela Organização Mundial de Saúde. A unidade contará com um Centro de Parto Normal com cinco salas de pré e pós-parto equipadas com banheiras, que darão mais privacidade e conforto para as parturientes.

    O secretário municipal de saúde, Augusto Viana, destaca que a integração da linha de cuidados materno-infantil é uma conquista do controle social e de todos que atuam no cuidado da saúde da mulher. “É com muita felicidade que a Secretaria Municipal de Saúde entrega para toda a população o tão sonhado Centro Materno-infantil. Um espaço novo e moderno que irá acolher com qualidade e conforto as mulheres, que são as protagonistas do parto e devem ser empoderadas neste momento singular de suas vidas”.

    Além da assistência às gestantes e parturientes, a unidade também concentrará o atendimento ao recém-nascido e às puérperas, incentivando o aleitamento materno e a participação da família no cuidado com o bebê. O centro realizará também atendimento e acolhimento de mulheres vítimas de violência sexual.

    Atendimento durante a mudança

    Além disso, a administração municipal diz que as gestantes e parturientes devem ficar atentas. De 27 a 29 de dezembro, durante o processo de mudança da Maternidade Pública para o Centro Materno-infantil, o atendimento e os partos serão realizados na maternidade do Hospital Regional. A partir do dia 30, todo o atendimento e os partos serão realizados no Centro Materno-infantil.

    Estrutura do CMI

    Com um espaço amplo e moderno, o Centro Materno-infantil tem área construída de 5.800 m², 65,7% maior que os dois serviços de maternidade em funcionamento hoje no município. Serão ampliados os leitos e o número de salas de atendimento.

    A reunião dos serviços em um único lugar otimizará a gestão, trazendo economia de recursos e melhoria dos indicadores assistenciais.

    As novas instalações contarão com equipamentos tecnológicos e modernização do mobiliário médico hospitalar, favorecendo as boas práticas de assistência ao parto e ao nascimento, reduzindo o risco de infecção hospitalar e melhorando a privacidade e a autonomia da mulher.

    Fonte: PMB

    Áreas e Serviços do Centro Materno Infantil:
    Leitos de Enfermaria de Alojamento Conjunto;
    Leitos de Enfermaria de Alojamento Conjunto Isolado;
    Leitos de Enfermaria de Alojamento para Gestantes de Alto Risco;
    Leitos de Enfermaria de Alojamento Materno;
    Leitos Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais Canguru;
    Leitos Unidade de Terapia Intensiva Neonatal;
    Leitos Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais Convencional;
    Leitos de CTI Pediátricos;
    Leitos de Pré-Parto de Indução;
    Leitos de Cuidados Especiais para Gestantes;
    Leitos de Recuperação Anestésica;
    Leitos do Centro de Parto Normal;
    Salas do Centro Obstétrico;
    Sala de Ultrassonografia Obstétrico;
    Salas de Decisão Clínica, Cardiotocografia e Observação;
    Salas de Acolhimento com Classificação de Risco;
    Sala de Vacina;
    Banco de Leite na Unidade;
    Serviço de Referência ao Recém-nascido de Alto Risco;
    Serviço de Urgência e Emergência Obstétrica com Entrada Exclusiva;
    Unidade Interligada de Registro Civil de Nascimento;
    Recepção Exclusiva;
    Unidade Climatizada;
    Área Exclusiva de Práticas Integrativas, de Convivência e Solário;
    Área Administrativa Exclusiva;
    Refeitório;
    Heliponto.

    CMI abrigou o Cecovid Betim

    Em 2020, o prédio do CMI já estava pronto para inauguração quando precisou ser transformado para receber o Centro de Cuidados Intensivos para Covid-19 (Cecovid Betim). No pior momento da pandemia, em maio de 2021, a unidade chegou a ter 130 leitos de UTI ativos, com 96% de ocupação.

    Segundo Augusto Viana, com o avanço da vacinação contra a covid-19 e a consequente redução dos casos graves da doença no município, foi possível transferir o Cecovid Betim para um novo local e liberar o espaço para inauguração do Centro Materno-infantil.

    “A inauguração do Centro Materno-infantil indica que estamos virando uma página no enfrentamento à covid-19 no município. Neste prédio, que foi emprestado para o tratamento de pacientes com covid-19, conseguimos salvar inúmeras vidas. Agora, o CMI abre para receber novas vidas,” afirmou o secretário.

    No início de dezembro, o prédio passou por desinfecção e revitalização, além de ter sido equipado para finalmente abrir como o novo Centro Materno-infantil de Betim.

    Centro Integrado de Cuidados da Saúde da Mulher e da Criança
    Com a mudança do serviço da maternidade para o Centro Materno-infantil, o prédio que hoje abriga a Maternidade Pública Haydée Espejo Conroy, localizado no bairro Teresópolis, será transformado no Centro de Cuidados da Saúde da Mulher e da Criança.

    A nova unidade, que entrará em funcionamento ainda em 2022, além de dar continuidade irá ampliar os serviços de cuidados com a saúde da mulher e da criança.

    *Municípios da microrregião de saúde: Betim, Bonfim, Brumadinho, Crucilândia, Esmeraldas, Florestal, Igarapé, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme, Piedade dos Gerais, Rio Manso e São Joaquim de Bicas.

     

    Betim Centro Materno Infantil CMI

    Notícias Relacionadas

    2ª Mostra de Cinema de Betim tem exibição de filmes e seminário esta semana

    24 de novembro de 2025

    Guarda Municipal de Betim ministra disciplina em curso nacional de polícia comunitária

    11 de novembro de 2025

    Estação Sismográfica é instalada em Betim para acompanhamento geológico

    10 de novembro de 2025
    NÃO PERCA

    Cemig realiza atendimentos para regularização de energia do Serra Verde nesta quinta (4) e sexta-feira (5)

    3 de dezembro de 2025

    Prefeitura de Igarapé inicia reforma do Espaço Comunitário Vale do Amanhecer 

    2 de dezembro de 2025

    Edição 622 | 01 a 15/12/2025

    1 de dezembro de 2025

    Novo Auxílio Emergencial da Vale deve ser pago a partir deste mês 

    1 de dezembro de 2025

    Nova UBS Tereza Cristina inaugura nesta quinta-feira (27)

    25 de novembro de 2025

    2ª Mostra de Cinema de Betim tem exibição de filmes e seminário esta semana

    24 de novembro de 2025

    Vila Galé investirá R$ 150 milhões para construção de resort em Brumadinho

    18 de novembro de 2025

    Trem natalino da VLI passa por Betim no dia 27

    18 de novembro de 2025
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Portal de notícias da Folha Vale do Paraopeba, jornal impresso que circula em 5 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), são elas: Betim, Igarapé, São Joaquim de Bicas, Brumadinho e Mário Campos.

    MAIS ACESSADAS DA SEMANA

    Novo Auxílio Emergencial da Vale deve ser pago a partir deste mês 

    1 de dezembro de 2025

    Nova UBS Tereza Cristina inaugura nesta quinta-feira (27)

    25 de novembro de 2025

    Edição 622 | 01 a 15/12/2025

    1 de dezembro de 2025
    ACONTECEU NO BRASIL E NO MUNDO

    Igarapé instala hospital de campanha para auxiliar no combate à Covid-19

    6 de maio de 2020

    Polícia Civil trabalha para identificar crânio encontrado em Brumadinho

    4 de fevereiro de 2020

    Justiça condena Vale a indenizar familiares de vítimas de Brumadinho

    19 de setembro de 2019
    Facebook Instagram X (Twitter)
    • TERMOS DE USO E POLÍTICAS DE PRIVACIDADE
    © 2025 Folha Vale do Paraopeba. | Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará - Salmos 37:5 | Desenvolvido por Markvz Vinicivz.

    Digite o termo e aperte Enter para procurar. Aperte Esc para cancelar.