Confira “o que abre e o que fecha” em Betim durante as comemorações de fim de ano

0
1856
No município, as paralisações não ocorrem necessariamente apenas nos dias correspondentes às datas. Mas também nos dias vizinhos Foto: Anselmo UBL

Os restaurantes populares irão ser fechados para obras de reestruturação do local, já o Mercado Central de Betim terá o funcionamento interrompido apenas no dia 25 de dezembro e 1° de janeiro

A cada hora o fim do ano está mais próximo. E com feriados durante o meio de semana, Natal e logo depois o ano novo, surgem dúvidas sobre o que irá funcionar. Em Betim, o recesso não ocorre necessariamente apenas nas datas correspondentes aos feriados. Mas também nos dias vizinhos. Tendo a chance de algumas instituições públicas emendarem o recesso. Vejamos a seguir que abre e o que fecha no município durante as festas de fim de ano.

Os prédios ligados a administração de Betim, entre eles o Centro Administrativo João Paulo II, não irão funcionar nos dias 23, 24 e 25 de dezembro deste ano. O atendimento volta a ser normal nos dias 26 e 27 de dezembro. Esse recesso se repete no Instituto de Previdência Social do Município de Betim, nos Serviços Especializados em Segurança em Medicina do Trabalho (Sesmt) e nas 10 gerências regionais da cidade.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) irão funcionar com escala mínima nos dias 23 e 30 de dezembro, das 8h às 17h. Contudo, nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1° de janeiro de 2020, as UBS terão os serviços interrompidos, ficando fechadas. Já nos dias 26 e 27 de dezembro e 2 e 3 de janeiro, clínicas de saúde voltam a funcionar normalmente.

O Centro de Referência em Especialidades Divino Braga, o Centro de Referência em Reabilitação Anderson Gomes de Freitas, o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), o Serviço de Prevenção e Assistência a Doenças Infecciosas (Sepadi) permanecerão fechados nos dias 23, 24, 25, 30 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. O funcionamento será normal nos dias 26 e 27 de dezembro e 2 e 3 de janeiro de 2020.

O atendimento de urgência e emergência será normal, durante 24h, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Samu, Hospital Público Regional de Betim (HPRB) e a maternidade pública da cidade. A Secretaria Municipal da Educação não funcionará de 21 de dezembro a 5 de janeiro. No dia 6, os recursos humanos voltam às atividades em escala mínima. A partir do dia 13, os setores administrativos operam com o funcionamento normal. As unidades escolares de Betim, centros infantis municipais e creches conveniadas já estão em período de férias.

Os restaurantes populares irão ser fechados para obras de reestruturação do local. A unidade no Centro da cidade interrompe os serviços nesta sexta-feira (20), e reabre dia 27 de janeiro de 2020. O restaurante do Teresópolis também fecha hoje, entretanto reabre dia 5 janeiro. O Mercado Central de Betim estará fechado apenas no dia 25 de dezembro e 1° de janeiro. Nesses dias, o transporte público de Betim irá circular com horário de domingo.

Lazer nas férias

Quem se interessar em passear pela cidade, pode encontrar algumas opções disponíveis durante o recesso. O Parque Natural Municipal Felisberto Neves, irá abrir todos os dias das 8h às 19h. Contudo, A sede da Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe), o Museu Paulo Araújo e a Casa da Cultura fecham de 21 a 25 de dezembro e de 28 de dezembro a 1º de janeiro.

Nos dias 26 e 27 de dezembro e 2 e 3 de janeiro, a sede e o museu terão funcionamento normal das 13h às 17h. Já a Casa da Cultura funcionará das 13h às 20h. Os Centros Populares de Cultura (CPCs) já estão em recesso desde 16 de dezembro até 19 de janeiro.

Confira outros serviços que sofrem alteração:

Limpeza urbana
Nos dias 24 e 31 de dezembro, a coleta será realizada entre 17h e 21h (nos bairros em que a coleta é realizada no período noturno). Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro não haverá coleta.

Secretaria de Assistência Social
Todos os equipamentos da Semas irão funcionar normalmente nos dias 26 e 27 de dezembro e nos dias 2 e 3 de janeiro, com exceção dos restaurantes populares, que estarão fechados para reforma.

Guarda Municipal
A Guarda Municipal atuará normalmente, com patrulhamento e o plantão 24h. O órgão pode ser acionado pelo telefone 153.

Defesa Civil
A Defesa Civil mantém plantão durante o feriadão. As equipes podem ser acionadas pelo telefone 199.

Equipamentos esportivos
O Horto Municipal Homero Gomes do Amaral e o Complexo Esportivo Ricardo Medioli terão funcionamento normal.

Rede de Saúde Mental
Nos dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro, todos os Centros de Referência em Saúde Mental estarão abertos. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro somente os centros com funcionamento 24 horas funcionarão. São eles: Cersam Teresópolis, Cersam Betim Central e Caps-Ad.