No dia 22, terça-feira, a Prefeitura de Betim inicia a nova etapa das obras de retificação do Rio Betim. As intervenções serão realizadas na altura do bairro Sítio Poções e contemplam a construção do novo canal do curso d’água.
O trecho será estruturado com gabiões que darão sustentação à nova calha do rio. As novas obras ocorrem após a instalação de uma galeria de concreto que permitirá, em breve, a transposição do rio em seu novo trajeto e que funcionará como ponte na rua Pau Brasil.
A retificação do Rio Betim faz parte do amplo projeto de mobilidade urbana e infraestrutura hídrica desenvolvido pela prefeitura, que vai interligar o bairro Sítio Poções, na região Norte, ao bairro Senhora de Fátima, na região Alterosas. O complexo viário envolve ainda a construção de quatro túneis-bala que estão sendo abertos sob a avenida Edmeia Mattos Lazzarotti.
As obras também visam a prevenção de enchentes, especialmente no ponto de encontro do rio com o córrego Estiva, que desce pela Av. Cordiline. Ao direcionar o leito do rio para um novo percurso, a obra permitirá maior controle do fluxo das águas, reduzindo significativamente os riscos de alagamentos.
NOVA PONTE
A galeria que servirá de base para a ponte na Rua Pau Brasil foi concluída no fim de 2024. Agora, com a construção do novo canal, o rio passará a seguir em direção aos túneis em execução sob a Avenida Edmeia Lazzarotti. Os túneis já contam com 110 metros abertos de um total de 200 metros previstos. A previsão é que essa etapa da retificação seja finalizada até novembro de 2025. Em seguida, o antigo leito será aterrado, permitindo a conexão entre as ruas Pau Brasil e Araguaia.
CONEXÃO
Em uma fase seguinte da obra, será feita a ligação entre as avenidas Cordiline e Edmeia Mattos Lazzarotti, no sentido Centro, quando o encontro entre o Rio Betim e o córrego Estiva for desviado para o interior do Parque Ecológico Matinha do Ingá, no Bueno Franco.