Alunos do 1º ao 4º serão contemplados com a expansão do programa
Após ter distribuído, em março, os “Complementos Pedagógicos” para alunos do 5º ao 9º ano da rede municipal de ensino, um material desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para reforçar os conteúdos de língua portuguesa e matemática, a Prefeitura de Betim expande essa iniciativa para os estudantes do 1º ao 4º ano. Ainda, o município apresentou algumas inovações para o próximo semestre. A apresentação oficial dos novos recursos está agendada para terça-feira (5), às 14h, no Clube Atlético Rodoviário (Praça Geni Nair, 40, Centro).
Essa expansão beneficiará mais de 24 mil alunos do 1º ao 4º ano da rede municipal. A novidade inclui a distribuição de livros de português e matemática, além de um livro de literatura para os estudantes do 1º ano, visando incentivar a leitura desde o início do ensino fundamental.
A Semed também elaborou um material específico para a educação inclusiva, que servirá como apoio e orientação aos profissionais que trabalham com alunos da rede municipal com algum tipo de deficiência.
Outra inovação é a criação de um site que oferece atividades complementares, como vídeos e jogos pedagógicos que complementam os conteúdos ensinados regularmente. Esse site poderá ser acessado por meio das novas TVs instaladas em todas as salas de aula da rede municipal, enriquecendo ainda mais o processo de aprendizagem.
A secretária da Educação, Marilene Pimenta, expressou sua satisfação com esses novos recursos, destacando que eles ampliarão as ferramentas disponíveis para os profissionais promoverem intervenções necessárias no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Esses materiais foram desenvolvidos com base no Mapeamento das Habilidades e Competências Não Consolidadas, realizado no segundo semestre de 2022 pela Coordenadoria do Ensino Fundamental da Semed, utilizando os resultados das avaliações realizadas pelo Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE), bem como os dados do Ideb e das avaliações formativas do Ministério da Educação (MEC).