Município instalou novos sensores pluviais e fluviais
A Prefeitura de Betim, através da Superintendência de Defesa Civil, concluiu, nesta quarta-feira (20), a implementação de quatro novos pluviômetros e dois sensores destinados à medição do nível de córregos e rios no município. Esta iniciativa integra o conjunto de investimentos da atual administração voltados para reforçar as ações preventivas diante dos impactos causados pelo período chuvoso na cidade.
Os quatro pluviômetros, dispositivos destinados à medição do volume de chuvas, e os dois sensores de nível fluvial agora estão operacionais, promovendo um incremento significativo no sistema de monitoramento. Esse sistema já contava com 15 pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Os dados gerados pelos novos equipamentos serão acessíveis em tempo real por meio de um aplicativo dedicado ou do site do fornecedor. Esta expansão do sistema de monitoramento visa fornecer informações cruciais à população, com a disponibilidade de alertas enviados automaticamente aos técnicos da Defesa Civil diante de alterações significativas nos indicadores durante episódios de chuvas intensas.
O processo de instalação teve início na última segunda-feira (18), com a primeira etapa na Colônia Santa Isabel. A escolha dos locais para os novos equipamentos baseou-se em dois critérios principais: áreas sem monitoramento prévio e regiões com histórico de alagamentos. A Superintendente de Defesa Civil, Suellen Reis, destaca a importância dos dados gerados para conscientizar a população sobre os riscos associados a grandes volumes de chuvas, possibilitando a adoção de medidas efetivas de autopreservação. Além disso, ressalta que tais informações são cruciais para que a gestão municipal receba alertas em tempo real, monitore pontos críticos e acione equipes de resposta de forma mais ágil.
Os três pluviômetros restantes foram estrategicamente instalados nos bairros Capelinha, Vila Bemge e Senhora de Fátima, sendo que este último também recebeu um dos sensores. O segundo sensor foi instalado na ponte que conecta a rua Padre Damião à rua Bandeirantes, sobre o rio Bandeirinhas, no bairro Citrolândia.
A população de Betim terá acesso fácil às informações geradas por esses novos equipamentos por meio do aplicativo InstaRain, disponível no site https://instarain.com.br/betim. O sistema permite o acompanhamento em tempo real dos painéis de monitoramento climático, volume de chuvas e movimento do nível dos rios e córregos selecionados. Em condições climáticas normais, as atualizações ocorrem a cada 5 minutos, enquanto, durante chuvas na região selecionada, são realizadas a cada 2,5 minutos, proporcionando uma visão abrangente e detalhada do cenário climático local.