Prefeitura retoma construção do Viaduto Tiradentes

0
483
Foto: Guga Ribeiro / Prefeitura de Betim

Com obras paradas há mais de dez anos, viaduto fica em frente ao cemitério municipal  Parque Jardim da Cachoeira

Após mais de dez anos paradas, as obras de construção do Viaduto Tiradentes foram retomadas no último dia 25. O viaduto fica em frente ao cemitério municipal Parque Jardim da Cachoeira, e ligará o bairro Cachoeira ao Guarujá — do outro lado do trilho do trem. Assim como outros empreendimentos do tipo realizados pela Prefeitura de Betim, o Viaduto Tiradentes será construído por meio de contrapartida com a iniciativa privada. Segundo a gestão municipal, a previsão de conclusão é de sete meses.

De acordo com o secretário municipal de Ordenamento Territorial e Habitação, Marco Túlio Freitas, que gerencia a obra, a intervenção precisará corrigir erros da primeira parte da construção e dar andamento até sua conclusão. “Adequações serão feitas para que seja possível dar continuidade à construção. Serão realizados encaixes entre a via existente e o próprio viaduto, mas, para isso, será necessário cortar parte da estrutura erguida e, dessa forma, corrigir o erro para prosseguir com os trabalhos”, disse Freitas.

O secretário ainda destaca que o viaduto faz parte de um pacote de obras para melhoria da mobilidade urbana de Betim com contrapartidas da iniciativa privada. “A região dos bairros Cachoeira e Açude segue em crescimento, atraindo cada vez mais moradias, o que gera tráfego crescente de pessoas e de veículos. Diante disso, para atender essa demanda, o município buscou, em mais uma parceria com a iniciativa privada, viabilizar a conclusão da obra, que já é aguardada há muito tempo. É mais uma intervenção que vai reduzir distâncias e tempo de trânsito para melhor qualidade de vida da população”, aponta Marco Túlio Freitas.

O viaduto está localizado em frente ao cemitério municipal Parque Jardim da Cachoeira, sobre o trilho do trem que separa os bairros Cachoeira e Guarujá. “A construção do elevado irá minimizar os transtornos provocados pela linha férrea, que impede a fluidez do trânsito”, acrescenta o secretário.

A extensão final do Viaduto Tiradentes será de 59,45 metros de comprimento e 10,20 metros de largura. A previsão de conclusão da obra é para os meses de outubro e novembro, segundo a Prefeitura de Betim.