Confira a previsão do tempo durante as festas de fim de ano

0
1439
Registro aéreo da cidade de Betim. Foto: Diogo Antunes

Em Betim, o tempo nublado deve seguir até o feriado natalino com pancadas de chuva a qualquer hora do dia

Muitas pessoas nesta época do ano costumam pegar a estrada para aproveitar melhor os feriados. Com o início do verão no último domingo (22), a chuva, que vem aumentando nos últimos dias, devem se intensificar nesta semana. Sendo assim, os condutores devem redobrar a atenção ao pegar o volante para aproveitar as férias.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia em Minas Gerais (Inmet), os temporais ocorrem na maioria das regiões de Minas Gerais, principalmente na Central, no Triângulo Mineiro, na Zona da Mata, no Sul, na região metropolitana de Belo Horizonte e do Vale do Rio Doce. Todas com forte atuação de chuva nas próximas 72 horas. Principalmente durante à tarde e à noite.

Em Betim, o tempo nublado deve seguir até o Natal com pancadas a qualquer hora do dia. Porém, ela deve ser mais intensa nos dias 23, 24 e 25 de dezembro. As temperaturas durantes esses dias devem ficar em torno de 17 e 23ºC. No Natal a mínima de 19 e máxima de 24ºC.

De acordo com o meteorologista do Inmet, Cléber Souza, o motivo da crescente quantidade de chuva é uma frente fria que chega do litoral do Rio de Janeiro. “Você pode perceber que a sensação de calor e frio mudou de ontem para hoje (segunda-feira). As condições climáticas do Rio estão favorecendo às chuvas na região Central do estado mineiro. E também na região Sul e Oeste”, destaca Kleber.

O meteorologista ainda reforça que está chovendo muito na Zona da Mata, local por onde passa quem está procurando o Rio de Janeiro como destino, e por isso os condutores de veículos devem redobrar a atenção.

Ano Novo

Diferentemente do Natal, o feriado que celebra a transposição de um ano para o outro, provavelmente será com menos chuva. Os dados da Inmet demonstram que logo depois do feriado do dia 25 de dezembro, a previsão do tempo é de que tenha menos chuvas em algumas áreas de Minas Gerais.

“A frente fria que atua no estado mineiro vem do Rio de Janeiro, como já expliquei. Contudo, por volta do dia 26 (de dezembro), ela avança para a região Norte e Leste de Minas, aliviando as chuvas no Triângulo Mineiro e no Centro-Sul do estado”, elucida Cleber.

“As indicações de meteorologistas preveem indicam que esta condição está se formando na Argentina, e logo chegará ao Brasil. Sendo assim, tudo indica que o ano novo será menos chuvoso que o Natal”, finaliza.

O profissional reforça que o réveillon deve ser com poucas chuvas, principalmente na região Central de BH e do estado mineiro. Entretanto, é indispensável o cuidado ao dirigir, pois deve chover bastante nos próximos dias em diversas estradas que cortam o estado.