Espaço Colheita fica na sede do Instituto Árvore da Vida e conta com toda infraestrutura de um escritório compartilhado
Foi inaugurado, no início deste mês, o primeiro Coworking Social de Betim. O “Espaço Colheita”, localizado na sede do Instituto Árvore da Vida, no Jardim Teresópolis, é fruto de uma parceria com a Stellantis e a Fundação Banco do Brasil (FBB), através da AVSI Brasil. O ambiente de trabalho compartilhado é voltado para organizações sociais da região e é aberto ao público da comunidade, mediante agendamento.
O projeto que resultou na construção do coworking vem sendo desenvolvido desde 2021 entre as entidades parceiras. Além da estruturação do Espaço Colheita, atividades sociais e educativas são desenvolvidas com os jovens do Jardim Teresópolis, como aulas de Formação Humana e Canto Coral. No contexto de fortalecimento das lideranças do bairro, 15 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) da região participam de uma formação para elaboração e gestão de projetos sociais. Ao final da capacitação, haverá um edital que contemplará dez OSCs com um aporte financeiro para seus trabalhos.
Na solenidade de inauguração, houve uma apresentação do Coral do Árvore da Vida. Estiveram presentes representantes das instituições que promovem o projeto, membros de diversas organizações sociais parceiras, representantes da Prefeitura de Betim e moradores do Jardim Teresópolis.
ESPAÇO COLHEITA
O espaço do coworking conta com infraestrutura moderna e adequada para o desenvolvimento de qualquer tipo de trabalho de escritório. Com arquitetura pensada para o compartilhamento de experiências e inovação, o local possui diversos computadores com acesso à internet, impressora, sala de reunião com televisão para apresentações, ar condicionado nos ambientes fechados e um espaço aberto para convivência. “O espaço também foi criado pensando na colaboração e cooperação entre lideranças da região para promover o trabalho entre organização, programa e parceiros de forma sinérgica”, ressalta o coordenador de Projetos Sociais da Stellantis, Fernando Elias.
Fernando acompanha o Árvore da Vida desde 2014, quando ingressou na Fiat / Stellantis, e entende que esta nova etapa marca um amadurecimento do projeto que iniciou em 2004, ainda como programa social da empresa. “A comunidade vai poder fazer uso do espaço para criar seus projetos e trocar ideias. É um espaço de inovação. Acredito que o Árvore da Vida evoluiu nesse sentido, de abrir as portas. Torna-se um espaço com maior usabilidade”.
A gerente do Árvore da Vida, Joice Oliveira, ratifica a importância de um local como esse para as organizações sociais do Jardim Teresópolis. “Nós temos lideranças que não têm espaço físico para fazer reuniões, para receber possíveis financiadores. Esse espaço é para eles, é para ser apropriado. Queremos ver as organizações deslanchando, aumentando seu potencial de atendidos”.
FORMAÇÃO
Bruno Pinheiro, representante da Associação Atlética Teresópolis Futebol Clube, destaca os bons frutos que podem surgir do fortalecimento da rede de lideranças proporcionado pelo curso de formação e do novo coworking. “O Espaço Colheita será uma ferramenta importante de sistematização, potencialização e credibilidade para nossas organizações. As organizações do Jardim Teresópolis que estão fazendo parte da capacitação estão plantando sementes que em pouco tempo darão grandes e bons frutos, como o próprio nome do espaço sugere”, disse.
A associação é uma das 15 organizações do bairro que participam da formação profissional promovida pelo projeto Árvore da Vida. Cada OSC conta com dois representantes no curso de capacitação que apresenta questões sobre governança, gestão e elaboração de projetos sociais, ministrada pelo Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS), uma associação privada sem fins lucrativos. “O curso de capacitação vem para aprimorar e desenvolver potencialidades e habilidades que as lideranças do bairro possuem. Também, funciona para integrar nossas ações e ajuda a adequar nossos trabalhos às demandas do terceiro setor”, disse Bruno, uma das 30 lideranças que integram a formação.
Através de um edital, ao final da formação, dez projetos serão contemplados com um aporte financeiro, para tirar projetos do papel. Serão investidos cerca de R$200 mil para a realização desses projetos
ÁRVORE DA VIDA
Criado em 2004 como projeto de responsabilidade social da Fiat, o hoje Instituto Árvore da Vida (IAV) conta com a parceria da Stellantis, da Fundação Banco do Brasil, Avsi Brasil e outros atores. A instituição promove a inclusão social de crianças e adolescentes por meio de ações sociais e educativas, além da capacitação profissional de jovens e adultos no Jardim Teresópolis.
O Espaço Colheita fica na sede do instituto (Av. Duque de Caxias, 956, Jardim Teresópolis). O funcionamento do coworking e do IAV é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para utilizar o espaço é preciso agendar horário através do e-mail: vanderleia.amorim@avsi.org.br.