Programa ambiental de São Joaquim de Bicas é homenageado

0
992
Iniciativa premiada recebeu o título de "Programa de Manejo Ambiental do Município de São Joaquim de Bicas". Foto: Ascom/PMSJB

A ação reconhecida visa, entre outras coisas, preservar recursos hídricos na região

No dia 5 de dezembro, a prefeitura de São Joaquim de Bicas foi homenageada durante a Solenidade Comemorativa de 71 anos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater), na cidade de Moeda, no colar metropolitano de Belo Horizonte.

A iniciativa premiada recebeu o título de “Programa de Manejo Ambiental do Município de São Joaquim de Bicas”, e aborda atividades contínuas na preservação dos recursos ambientais da cidade. O evento reuniu produtores, empresários, autoridades e representantes da sociedade civil.

Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação de São Joaquim de Bicas, o programa é de suma importância para a recuperação dos recursos hídricos na região, pois as atividades minerárias deixaram o Rio Paraopeba, que corta a cidade, comprometido. Desta forma, se tornou mais urgente a mobilização por alternativas sustentáveis que minimizem o impacto da degradação.

Programa

Entre diversas ações, o programa de manejo ambiental do município contempla, por exemplo, uma central de recebimento de embalagens vazias e agrotóxicos, atividades de educação ambiental continuada nas escolas, palestras e formações para produtores rurais, unidade demonstrativa de saneamento rural, implantação de mais de 160 bacias de contenção, projeto Defensor das Águas e realização de diagnóstico participativo na área ambiental.