Programação especial ocorre até quarta-feira (29), quando haverá uma oficina de acrobacia
A Casa da Cultura Josephina Bento, um dos patrimônios culturais mais relevantes de Betim, comemora, na próxima quarta-feira (29), 37 anos desde sua inauguração. Para celebrar a data, o espaço recebe, ao longo da semana, programação especial gratuita que inclui visita guiada, roda de samba e uma oficina de acrobacias de solo.
“A Casa da Cultura é um verdadeiro tesouro cultural de Betim, um espaço que respira história e que tem sido fundamental para o enriquecimento de nossa identidade cultural ao longo dos anos. Celebrar os 37 anos de inauguração enquanto ‘Casa da Cultura Josephina Bento’ é uma honra e uma oportunidade para reconhecermos a importância desse espaço para a comunidade. Estamos muito felizes em oferecer uma programação com atividades que visam não apenas celebrar, mas também educar e entreter os cidadãos”, destaca a secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro.
PROGRAMAÇÃO
Entre esta segunda (27) e quarta (29), das 9h às 17h, a Casa da Cultura abre suas portas para uma visitação especial, proporcionando aos visitantes uma imersão na rica história e contribuição do espaço para a cultura local ao longo das últimas décadas.
Na terça-feira (28), às 19h, a Casa será palco de uma noite cultural comandada pelo grupo “Roda de Samba entre Amigos”, que promete uma celebração animada e repleta de boa música para todos.
Para encerrar as festividades, na quarta-feira (29), das 13h às 15h, a professora Tayuana Meneses ministrará a oficina de acrobacia de solo “Consciência Corporal e Malabares”. A ação é uma oportunidade para os interessados em explorar novas habilidades se conectarem com o corpo de forma consciente.
HISTÓRIA
A edificação que hoje abriga a Casa da Cultura Josephina Bento tem uma longa história que remonta ao início do século XVIII, quando foi uma das primeiras construções do então Arraial Capela Nova. Ao longo dos anos, teve diversas finalidades, desde pousada para tropeiros até residência e bar. Em 1985, foi desapropriada pela Prefeitura de Betim e, após restauração, em 1987, inaugurada como Casa da Cultura, tornando-se referência para eventos culturais do município. Em 1997, foi tombada como Patrimônio Histórico-Cultural e, em 2019, passou por uma reforma completa para tornar o espaço mais acessível a todos.