São Joaquim de Bicas anuncia o retorno da aulas para o próximo dia 15

0
1233
Após quase um ano lidando com o sistema de ensino à distância, a administração municipal revela ter aprendido muito para que em 2021, até que as aulas presenciais sejam permitidas novamente, os alunos não tenham o aprendizado afetado. Foto: PMSJmB/Divulgação.

Experiência vivida em 2020, em relação ao ensino à distância, será de grande auxílio para este ano, já que as atividades serão em modo remoto, ou seja, não presencial

A Prefeitura de São Joaquim de Bicas anunciou que os preparos para o retorno das aulas na rede municipal já estão sendo finalizados, para que em breve, no dia 15 de março, às atividades, ainda em modo remoto (não presencial), devido a pandemia de Covid-19, sejam disponibilizadas para os estudantes da cidade.

Após quase um ano lidando com o sistema de ensino à distância, a administração municipal revela ter aprendido muito para que em 2021, até que as aulas presenciais sejam permitidas novamente, os alunos não tenham o aprendizado afetado.

Em pouco mais de um ano de pandemia, é notório que diversos setores sofreram com as paralisações, porém o sistema educacional foi um dos mais prejudicados e ainda sofre com as consequências do distanciamento social. Sendo assim, a Secretaria Municipal de Educação e colaboradores seguem articulando formas de manter o vínculo entre escola e aluno.

Como prova disso, segundo a pasta de educação, houve avanço nas capacitações de gestores e educadores, oferecidas pelo Centro de Referência ao Professor (CRP). Criado em 2017, o CRP foi fundamental para garantir o ensino remoto oferecido aos alunos da rede municipal, em 2020.

“E hoje, com todos os aprendizados e desafios enfrentados, o município se reinventa para garantir que todos os alunos sigam conectados, com possibilidade de aprenderem e dialogarem com os professores, mesmo que remotamente. Além, claro, de manter a segurança alimentar de todos”, disse a Secretaria Municipal de Educação, em nota, ao jornal.

Dessa forma, a Prefeitura de São Joaquim de Bicas, por meio da Secretaria de Educação, destaca as medidas adotadas em 2020, que foram se aperfeiçoando no decorrer do ano, e que seguirão neste ano.

Um dos destaques foi a elaboração de material de apoio impresso para que os alunos estudassem remotamente, incluindo conteúdo adaptado para estudantes do NEPI e com necessidades especiais. Outra questão relevante foi o acompanhamento dos professores, coordenadores e diretores, mantendo o vínculo entre a comunidade escolar.

A administração municipal também ressalta a intervenção que viabilizou segurança alimentar por meio de mais de 30 mil kit’s alimentação aos educandos matriculados na rede municipal. Além disso, houve a constante interação entre coordenadoras pedagógicas, diretoras (es), supervisores e professores, por meio de reuniões virtuais. O que serviu para fortalecer ainda mais o protagonismo do CRP.

“De toda forma, sabemos que nem tudo são flores, mas a aguerrida equipe da Rede Municipal de Ensino não recuou, mesmo em meio aos grandes desafios impostos”, elucida a prefeitura, em nota.

Compromisso

A secretária de Educação municipal, Eunice Maia, enfatiza que a cidade está se adequando para oferecer condições seguras no retorno de aulas presenciais, mesmo que ainda não haja data definida. “Os espaços educacionais foram revitalizados, ganharam novos mobiliários tanto para as salas de aula quanto para os setores administrativos”.

Ainda segundo Eunice, apesar de todas as dificuldades, São Joaquim de Bicas foi destaque em Minas Gerais, em relação a qualidade do ensino remoto durante a pandemia. “Foram grandes os esforços para que todos os alunos recebessem material impresso, apesar da ausência, na maioria dos casos, de uma estrutura tecnológica condizente com as atuais necessidades educacionais. O vínculo do aluno com a educação não foi rompido”, explicou a secretária. “A pandemia veio mostrar que é necessário encontrar novos caminhos para seguir e é em busca deles que a Secretaria de Educação e toda equipe continua empenhada”, finalizou.