Novo equipamento público fará parte do Centro de Tempo Integral
A Prefeitura de São Joaquim de Bicas está próxima de inaugurar sua primeira piscina semiolímpica municipal. O equipamento público fica localizado junto ao Complexo Didi Gouveia, onde também será construído o Centro de Tempo Integral da cidade, voltado para atividades de contraturno escolar. A piscina está sendo construída como o primeiro passo da formação do Centro e deve ser inaugurada ainda este mês, segundo a gestão municipal.
Nesta etapa final da obra, os profissionais estão instalando os pisos na borda externa. Desde o fim de maio está sendo realizado o enchimento da piscina para a realização de testes que possam identificar possíveis vazamentos.
PISCINA SEMIOLÍMPICA
De acordo com a prefeitura, a piscina semiolímpica de São Joaquim de Bicas foi projetada para promover saúde e qualidade de vida para a população, um espaço de lazer e prática esportiva do município. A proposta é que o equipamento seja utilizado em projetos das secretarias municipais de Esporte e de Educação, bem como em disputas esportivas municipais e estaduais.
A piscina semiolímpica tem 25 metros de comprimento e 15 metros de largura, com 2 metros de profundidade. Essa padronização está de acordo com as medidas preconizadas pela Federação Internacional de Natação e é também chamada de “Piscina Curta”. Diversas competições de nível mundial são disputadas em piscinas como esta.
Sua estrutura é feita com pastilhas cerâmicas, piso atérmico (consegue se manter frio mesmo com altas temperaturas solares), alambrado em toda a área e iluminação em LED. A piscina também será equipada com uma plataforma móvel de 12 metros de comprimento por 1 metros de altura, que permite que crianças ou adultos façam as atividades em menor profundidade.
A expectativa da Prefeitura de São Joaquim de Bicas é que, dentro de 30 dias, ela seja oficialmente entregue à comunidade. Após inaugurada, o objetivo é oferecer de forma gratuita atividades físicas de hidroginástica e natação para todas as idades.
CENTRO DE TEMPO INTEGRAL
O Centro de Tempo Integral, que será sediado ao lado do Didi Gouveia e contará com a piscina em sua estrutura, promete oferecer diversas atividades para os alunos da rede municipal no contraturno, incluindo a preparação dos jovens para o mercado de trabalho. No espaço serão ministradas, também, aulas de reforço, robótica, teatro e de esportes.
A proposta do local é oferecer capacitação, esporte e lazer para os estudantes, principalmente para aqueles em situação de vulnerabilidade social. O espaço terá capacidade de atender cerca de 500 alunos por turno. Ainda não há previsão de inauguração do Centro de Tempo Integral, por isso a prefeitura optou por iniciar as obras pela piscina, para que a estrutura já possa oferecer serviços para a população.
A construção do Centro de Tempo Integral faz parte da implementação do projeto Mãos Dadas, do Governo de Minas. São Joaquim de Bicas foi contemplada com R$ 85 milhões para a construção de escolas de tempo integral.