Todas UBSs do município e a Policlínica estarão oferecendo imunizantes contra gripe e Covid-19
No sábado, 6 de maio, a Prefeitura de São Joaquim de Bicas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove o dia D de mobilização da Campanha Nacional contra Influenza (gripe). A ação será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde, e na Policlínica Municipal, das 8h às 16h. O objetivo do mutirão é ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, que são as pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença. A meta é vacinar 90% do público-alvo. Também serão oferecidos imunizantes contra Covid-19.
O vírus Influenza, conhecido como vírus da gripe, causa infecção aguda do sistema respiratório com grande potencial de transmissão — podendo ser fatal. A transmissão ocorre através do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ao tossir, espirrar ou falar. Mão sujas contaminadas de secreções de pessoas infectadas também podem carregar o vírus.
O público-alvo da campanha de imunização contra a gripe são idosos com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a 5 anos; gestantes (em qualquer período de gestação); puérperas com até 45 dias do pós parto; trabalhadores da saúde (dos serviços públicos e privados); pessoas com deficiência permanente; povos indígenas; professores da educação básica e superior; pessoas com comorbidades; e caminhoneiros.
VACINA BIVALENTE
A prefeitura irá disponibilizar, também, a vacina bivalente contra Covid-19. Todas as pessoas acima de 18 anos, que já receberam duas doses da vacina monovalente da Covid-19, com intervalo de 4 meses, poderão receber a dose de reforço. Também, estão entre o público-alvo os trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, povos indígenas, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente. A vacina bivalente é aquela com maior cobertura imunológica contra as variantes da Covid-19.
A Policlínica e todas as UBSs estarão vacinando no sábado (6), de 8h às 16h. Para receber a imunização é necessário apresentar o cartão de vacinação e o Cartão SUS. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável. Mais informações podem ser obtidas nas Unidades de Saúde de Referência ou pelo telefone: 3534-9090.