São Joaquim de Bicas tem 21 casos confirmados de Covid-19

0
908
Cecovid funciona no local onde se encontra a Unidade de Pronto Atendimento (UPA)Casos de urgência e emergência agora são tratados pela nova unidade criada na Policlínica do município. Foto: Prefeitura de São Joaquim de Bicas.

Além de criar um hospital de campanha para auxiliar na luta contra o vírus, na cidade o uso de máscaras é obrigatório

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até a tarde desta segunda-feira, 1º de junho, São Joaquim de Bicas registra 21 casos confirmados de Covid-19, até o dia 29 de maio, a cidade contava com 13 casos, oito novos casos em três dias foram confirmados.

Do total de casos confirmados, 10 se recuperam, nove estão sob acompanhamento e dois óbitos foram constatados na cidade até o momento. O número de casos suspeitos no município é de 189 e descartados 56.

A Prefeitura de São Joaquim de Bicas confirmou o segundo óbito por Covid-19 na última quinta-feira (28). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vítima é um homem, de 78 anos, com histórico de hipertensão e insuficiência renal crônica.

No dia 18 de maio, havia sido confirmado um primeiro óbito pelo novo coronavírus na cidade. Trata-se de um homem, de 64 anos. De acordo com a Secretaria de Saúde Municipal, ele possuía histórico de cardiopatia e doença renal.

A administração municipal disponibilizou uma nota se solidarizando com os das vítimas e reforçou o pedido de apoio à população para seguir as medidas anunciadas pelo município, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Máscaras

Desde do dia 19 de maio, a prefeitura determinou o uso obrigatório de máscara. O Decreto de número º 869 sugere que o uso do objeto de segurança de saúde passa a ser indispensável nas ruas, em repartições públicas, comércios, prestadores de serviços, veículos, igrejas e templos.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, mais de 35 mil máscaras foram entregues à os moradores. “Nossa preocupação primeira foi garantir que todos os moradores teriam acesso as máscaras de proteção. Agora contamos com a colaboração da população para que não saiam sem elas”, explica a secretária de Saúde, Vanilda Maia

Hospital de campanha

Na última quinta-feira (28), a prefeitura de São Joaquim de Bicas inaugurou um hospital de campanha com 25 leitos, sendo quatro de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), para o enfrentamento à Covid-19 no município.

O Cecovid funciona no local onde se encontra a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Sendo assim, os casos antes atendidos na UPA, agora são tratados pela nova unidade criada na Policlínica do município.

Casos de urgência e emergência agora são tratados pela nova unidade criada na Policlínica do município. Foto: Prefeitura de São Joaquim de Bicas.

“Todo cidadão que precisar de atendimento de urgência e emergência, deverá procurar o plantão da Policlínica, lá ele passará por uma triagem. Pacientes com sintomas respiratórios serão levados para o Cecovid São Joaquim de Bicas”, explica a Secretária Municipal de Saúde, Vanilda Maia.

O hospital de campanha conta também com uma sala de enfermaria e equipamentos, como caixa de proteção para intubação, monitores cardíacos, respiradores pulmonares, camas hospitalares, macas e poltronas.