São Joaquim de Bicas vai receber unidade da Icismep

0
2613
O espaço da Icismep vai funcionar na antiga policlínica, no bairro Tereza Cristina, que está em reforma. Foto: FVP.

Local vai oferecer exames de imagem

A Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (Icismep) vai inaugurar uma unidade para realização de exames de imagem em São Joaquim de Bicas. O espaço vai funcionar na antiga policlínica, no bairro Tereza Cristina, que está em reforma. O centro é uma parceria da instituição com a prefeitura.

De acordo com informações divulgadas pela assessoria de imprensa da Icismep, os equipamentos já foram adquiridos e a previsão é que o centro comece a funcionar em janeiro de 2020, oferecendo exames para pacientes das 43 cidades que fazem parte do consórcio.

Inicialmente serão ofertadas apenas tomografias e, em seguida, ultrassonografias. A expectativa é de que sejam realizadas 300 tomografias por mês. A partir da demanda dos municípios, novos exames serão ofertados. Ocorre desta maneira porque a instituição atende somente sob demanda dos consorciados.

Atualmente os exames de imagem são realizados na unidade da Icismep em Betim, exceto as tomografias, feitas em clínica conveniada em Belo Horizonte. Com a inauguração da clínica em São Joaquim de Bicas, moradores do município e de cidades próximas não precisarão se deslocar até a capital para fazer o exame.

Atualmente a Icismep realiza mais de dois mil exames de imagem por mês. São eles: cintilografia, colonoscopia, endoscopia, mamografias (todo os tipos), ressonância magnética, tomografia e ultrassonografias (todos os tipos).

Para fazer algum exame ou procedimento pela Icismep, o paciente deverá procurar a Unidade Básica de Saúde de referência na sua cidade. O encaminhamento é feito pela rede SUS de cada município e é a cidade que irá direcionar o paciente para a unidade de Betim ou de São Joaquim de Bicas.

Atualmente, a Icismep realiza cerca de 300 mil atendimentos e oito mil cirurgias anualmente nas unidades de Betim e Brumadinho.