Tanqueiros de Minas anunciam paralisação e realizam protestos em Betim

0
312
Foto: SindTanque

Manifestantes colocam caixões na entrada de uma das distribuidoras de combustível de MG simbolizando a “morte do frete”

Na madrugada desta quinta-feira (21), os tanqueiros de Minas anunciaram greve devido à alta nos preços dos combustíveis e o ICMS (Imposto sobre operações relativas á circulação de mercadorias por transporte interestadual). Desde o início da manhã, aproximadamente 800 transportadores realizam manifestação em frente às distribuidoras de combustível do Estado.

Em Betim, o protesto acontece na porta da BR Distribuidora. Segundo o Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustível e Derivados de Petróleo de Minas Gerais (SindTanque), a paralisação já atinge 100% dos tanqueiros do Estado.

Até o momento, as manifestações que ocorrem na cidade estão seguindo pacificamente conforme informou a Policia Militar, que está acompanhando os protestos. Para simbolizar a “morte do frete”, dois caixões foram colocados na entrada da BR Distribuidora.

Foto: SindTanque/MG
Foto: SindTanque/MG

“Nós não aguentamos mais a alta dos combustíveis. Óleo diesel hoje representando quase 70% do valor do frete, as transportadoras estão quebrando, empresas que são históricas no Estado, com 30, 50 anos de existência. Pedimos a sensibilidade do governo. A nossa categoria carrega hoje mais de 1/3 da economia de Minas Gerais. Estamos de braços cruzados até que o governo olhe para essa categoria”, disse o presidente do SindTanque, Irani Gomes.

Risco de desabastecimento do combustível em alguns postos

Em nota o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro) informou que “a avaliação atual é que se o movimento durar mais de 24 horas, é possível que haja desabastecimento em postos que apresentavam estoques mais baixos”.

Já a Petrobras diz que “não há impacto às operações da companhia, em suas unidades operacionais”. O movimento também acontece na BR-381 em Governador Valadares, Região Leste de MG e outros estados, como Rio de Janeiro e Espírito Santo.