Teatro Municipal de Betim é inaugurado após dez anos de espera

0
443
Foto: Edson Dutra / Prefeitura de Betim

Programação de abertura conta com apresentações até o dia 6

Dez anos após a elaboração do projeto, o Teatro Municipal Newton Amaral Franco foi inaugurado em Betim no último dia 31. A programação de abertura do espaço se estende até o dia 6 de abril, com atrações voltadas ao público adulto e infantil. O Teatro fica na praça Milton Campos, no centro da cidade. Toda a programação de inauguração é gratuita.

O novo Teatro Municipal tem capacidade para 410 pessoas, com dois camarotes que comportam 26 assentos, inclusive para portadores de deficiência. O palco possui 335 m², incluindo coxia e proscênio — a parte do palco que fica por trás das cortinas e aquela que fica à frente de onde se encena, respectivamente.

Para o secretário municipal de Arte e Cultura, Gê Valadão, a finalização das obras do teatro significa a realização de um sonho de muita espera daqueles que vivem da arte na região. “É um grande presente não só para a classe artística e toda sua cadeia produtiva, mas para a população betinense, pois também será um espaço para confraternizações, lazer, arte e cultura, que terá ampla programação contemplando, principalmente, o nosso artista betinense”, comemora o secretário.

DEZ ANOS DE ESPERA

O projeto do Teatro Municipal de Betim foi elaborado em 2011, mas suas obras foram paralisadas logo no ano seguinte. Na época, o Ministério Público de Minas Gerais apontou irregularidades no andamento da obra, o que ocasionou a suspensão momentânea do empreendimento. Em 2016, o projeto foi readequado, propiciando a retomada das obras.

O plano inicial para construção do teatro não constava uma área de convivência, presente na edificação entregue no final do último mês. Foi construída uma área com piso intertravado com bancos, iluminação, jardins e rampa de acessibilidade. Dessa maneira, o Teatro Municipal Newton Amaral Franco pode receber apresentações abertas e outros eventos de integração. Também, o prédio recebum um espaço coberto, um foyer — espaço onde os espectadores aguardam antes de entrar no espetáculo — com cobertura metálica e visível da rua, local propício para realização de intervenções culturais.

“A entrega do teatro municipal à comunidade é um sonho que a população esperou por anos. Assumimos o local numa condição deplorável e, agora, inauguramos um espaço moderno, confortável e que atenderá a demanda de artistas locais e nacionais. Ganham os betinenses”, ressalta a presidente da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito de Betim (Ecos), Marinésia Costa Makatsuru.

PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA

No dia 31, a solenidade de inauguração contou com intervenções da Escola de Circo IEÊ e apresentação da Orquestra Sinfônica de Betim. Além da presença do prefeito Vittorio Medioli e autoridades locais.

Entre os dias 1° e 6 de abril, o público pode conferir apresentações do Grupo de Dança Clícia Lizzi, o espetáculo adulto Irmã Cotinha – A missionária da alegria, do Projeto Circuito Canto Coral e o teatro infantil Circo no Fundo do Mar. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados na Casa da Cultura, de 9h às 17h, no dia anterior à apresentação. A Casa da Cultura Josephina Bento fica na rua Padre Osório Braga, 18, Centro.

Confira as apresentações:
01/04 – 19h: Apresentação Escola de Circo IEÊ.
02/04 – 19h: Grupo de Dança Clícia Lizzí
03/04 – 10h: Projeto Circuito Canto Coral
            20h: Peça teatral Irmã Cotinha – A missionária da alegria
05/04 – 19h: Peça teatral Circo no fundo do mar
06/04 – 19h: Peça teatral Circo no fundo do mar