Teatro Municipal recebe apresentações mensais Orquestra Sinfônica de Betim

0
370
Foto: Prefeitura de Betim / Divulgação

 “Concertos Noturnos” estreia na quinta-feira (19), às 19h30

A partir deste mês de maio, a Orquestra Sinfônica de Betim realizará apresentações mensais no Teatro Municipal. A estreia dos “Concertos Noturnos” acontece na quinta-feira, dia 19, às 19h30. A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação do espaço. O evento é uma realização da Prefeitura de Betim, através da Secretaria Municipal de Arte e Cultura (Secult), e da Sociedade Artística Brasileira (Sabra), com patrocínio da Vallourec e do Instituto Unimed-BH.

O repertório do espetáculo de inauguração da série apresenta a Primeira Sinfonia de Beethoven e partes da obra de Mozart, incluindo A Flauta Mágica e o Concerto n° 1 Para Flauta Transversal em Sol Maior. Também, um pout-pourri de canções tradicionais e eruditas, com participação da Orquestra de Flauta Doce da Escola de Música da Sabra. 

“A Secretaria Municipal de Arte e Cultura tem o objetivo de fomentar cada segmento do trabalho artístico para assim enriquecer o cenário cultural de Betim. Um concerto gratuito, com repertório repleto de clássicos, promove o acesso cultural a todos e também funciona como incentivo para os músicos locais. Assim, vamos construindo uma grande rede de formação e disseminação cultural em Betim”, afirma o secretário da pasta, Gê Rodrigues.

DESTAQUE DA ORQUESTRA

O maestro Márcio Miranda Pontes, regente das apresentações dos “Concertos Noturno”, ressalta a qualidade da orquestra e, ainda, destaca a atuação de seu solista. “Será um concerto marcante não apenas pelo talento dos integrantes do conjunto e pelo conteúdo das obras, como também pela atuação do jovem músico solista premiado Marcos Vinícius Fernandes Nunes”, disse.

Marcos Vinícius começou seus estudos de flauta e piccolo no Centro de Formação Artística do Palácio das Artes (CEFAR) em 2014. Em 2015, ingressou na graduação em música — Bacharelado em Flauta Transversal, concluindo em 2021. Atuou como flautista e piccolista na Orquestra Sinfônica de Betim nos anos de 2015, 2017, 2019 e 2021 e, atualmente, é primeiro flautista. Foi vencedor do Jovem músico BDMG, em 2015 e em 2016 foi vencedor do 1° Jovens Solistas do CEFAR. Hoje, é aluno da Academia da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais sob orientação da professora e flautista solista da orquestra, Cassia Lim.

A SABRA

A Sociedade Artística Brasileira (Sabra) é uma associação civil, sem fins lucrativos, com sede em Betim. A entidade promove o ensino gratuito de música, com cursos de musicalização infantil, música, orquestra sinfônica, corais, dentre outros. Também, realiza concertos didáticos e apresentações públicas com seus alunos e professores, além de desenvolver pesquisa e restauração da música de compositores brasileiros dos séculos XVIII e XIX e documentos históricos, além de bens móveis e imóveis.

Concertos Noturnos

Orquestra Sinfônica de Betim

Dia: 19 de maio

Horário: 19h30

Local: Teatro Municipal Newton Franco Amaral – Betim – MG

Entrada gratuita, obedecendo a lotação máxima do espaço