Teresópolis recebe programa Ecoentulho

0
1309
Ecoentulho. Foto: Ecos/ Divulgação.

Caçambas espalhadas pela regional irão receber descarte de construção civil

Já está em operação o programa Ecoentulho na regional Teresópolis. De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, as caçambas começaram a ser instaladas na região no fim de setembro. No total, serão 72 destes equipamentos para o recolhimento de resíduos da construção civil, divididos em 14 pontos previamente mapeados pela diretoria de Serviços Ambientais da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de Betim (Ecos).

Na regional Imbiruçu, primeira a receber o programa, 140 caçambas espalhadas em 28 ecopontos já estão à disposição da população para o descarte desses materiais.
De acordo com o diretor de Serviços Ambientais da Ecos, Ronie Von Fonseca, além de ajudar no combate de descarte irregular, o programa tem gerado economia de cerca de 40% aos cofres públicos. O material recolhido nestes pontos é destinado à Usina Regional de Reciclagem de Resíduos Sólidos, onde é triturado e transformado em novos materiais que são utilizados para o cascalhamento de ruas e estradas vicinais da cidade.

“Desde sua inauguração, a usina já produziu cerca de 50 mil toneladas de matéria-prima a partir dos resíduos coletados na cidade para esse tipo de manutenção. Mais de 30 bairros da cidade já estão tendo as suas vias patroladas com o material produzido pelo próprio município”, salientou.

Para a presidente da Ecos, Marinésia Makatsuru, o projeto traz um novo olhar sustentável para a cidade. “Estamos trabalhando esse novo conceito de reaproveitamento dos resíduos de construção civil”, disse.

Descarte Ecoentulho

O que pode:
Telhas, azulejos, tijolos, pedaços de pisos (pedra ou cerâmica), pedaços de cimento e concreto, outros objetos e materiais que sejam restos de obras ou construções.

O que não pode:
Lixo convencional, dejetos orgânicos, plástico, papel e alumínio, quaisquer outros resíduos que não sejam restos de obra ou construção.

Endereços dos ecopontos, no Teresópolis:
1. Rua Pedra Branca
2. Rua Pedra Branca esquina com Rua Aurora
3. Rua Jardim Seridó
4. Av. Antônio Carlos, em frente à Escola Adelina Gonçalves Campos
5. Rua Lagoa Santa com Av. Antônio Carlos
6. Av. Antônio Carlos esquina com Rua Cajari
7. Rua Braúnas ao lado do Cersam
8. Rua Limoeiros, perto da Escola Bento Machado
9. Rua Guaraci Jr. (próximo aos portões da Petrobrás)
10. Av. Renascer esquina com Rua 21 de Fevereiro
11. Rua Itaú (Rotatória), Novo Amazonas
12. Av. São Diniz em frente ao nº 12, Novo Amazonas
13. Rua Gaturama, em frente ao nº 06
14. Rua Jequié (próximo ao complexo esportivo)