Close Menu

    Newsletter

    Fique atualizado com as principais notícias e acompanhe tudo o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

    Facebook Instagram X (Twitter)
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Folha Vale do ParaopebaFolha Vale do Paraopeba
    ANUNCIE
    • Inicial
    • Editorias
      1. Cidades
      2. Diversão & Cultura
      3. Editorial
      4. Especial
      5. Geral
      6. Meio Ambiente
      7. Moda
      8. Saúde
      9. Variedades
      10. Veículos
      Destaque

      Brasil de Todos os Talentos celebra arte, música e aprendizado nesta sexta-feira (19)

      Por Da Redação FVP18 de junho de 2026
      Recente

      Brasil de Todos os Talentos celebra arte, música e aprendizado nesta sexta-feira (19)

      18 de junho de 2026

      Copa do Mundo começa nesta quinta (11) com ‘fan fest’ na Praça do Encontro

      10 de junho de 2026

      Praça Milton Campos recebe Festival de Queijos, Vinhos e Massas neste final de semana

      28 de maio de 2026
    • Cidades
      1. Betim
      2. Brumadinho
      3. Igarapé
      4. Juatuba
      5. Mário Campos
      6. São Joaquim de Bicas
      7. Sarzedo
      Destaque

      Brasil de Todos os Talentos celebra arte, música e aprendizado nesta sexta-feira (19)

      Por Da Redação FVP18 de junho de 2026
      Recente

      Brasil de Todos os Talentos celebra arte, música e aprendizado nesta sexta-feira (19)

      18 de junho de 2026

      Igarapé prorroga prazo para pagamento do IPTU 2026 com desconto de 5%

      16 de junho de 2026

      CDL Betim realiza workshop voltado para Comércio Exterior, Inteligência Artificial, E-commerce e Tributação

      15 de junho de 2026
    • Publicações
    • O jornal
    • Fale Conosco
    Folha Vale do ParaopebaFolha Vale do Paraopeba
    Home»Editorias»Meio Ambiente»Trabalho coletivo em favor do Meio Ambiente
    Meio Ambiente

    Trabalho coletivo em favor do Meio Ambiente

    Da Redação FVP1 de junho de 2021Atualizado em:1 de junho de 20213 Mins Leitura
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Copiar Link
    Na segunda quinzena de maio, a recuperação de uma nascente localizada no parque Chico Mendes. Foto: Semmad/Prefeitura de Betim.
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Copiar Link

    Colaboradores da Semmad realizaram recuperação de nascente e também plantaram mudas de árvores em mais uma regional de Betim

    Cerca de 10 colaboradores da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Betim (Semmad) realizaram, na segunda quinzena de maio, a recuperação de uma nascente localizada no parque Chico Mendes. Além da recuperação, foram gravadas imagens de todo o processo. A iniciativa faz parte do programa de recuperação de nascentes, que tem como objetivo capacitar àqueles que ajudam a conservar e preservar os recursos naturais da cidade.

    No lugar, enquanto alguns colaboradores recuperavam a nascente, outros faziam a limpeza do local, juntando lixos que estavam espalhados pela região. Para o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Betim, Ednard Tolomeu, a ação vem em conjunto com o projeto de cadastramento, georreferenciamento e caracterização de todas as nascentes do município.

    “Vamos cadastrar e orientar a população para a recuperação da nascente em sua região. Quando a população entende que preservar a nascente em seu entorno, melhora a qualidade de vida de todos, é algo muito positivo. Pois recuperar uma nascente é promover a vida”, finalizou o secretário.

    De acordo com a bióloga Karina Palhares, responsável técnica pela recuperação da nascente, o processo de recuperação e conservação das nascentes consiste, basicamente, em três fundamentos básicos: proteção da superfície do solo, criação de condições favoráveis à infiltração da água no solo e redução da taxa de evapotranspiração.

    “Foi realizada uma limpeza geral das nascentes, visando retirar possíveis impurezas. Logo em seguida, foram depositadas em toda área das nascentes pedras irregulares – pedra ferro, sem fundo amarelo – visando realizar o processo de filtração física da água. Foi feita também a colocação dos canos ladrões, de abastecimento para as caixas d’água.

    Em seguida, foram lacradas as nascentes com uma mistura de solo com cimento”, disse Karine. Semad

    Cadastro, Georreferência e Caracterização

    O cadastramento permite a elaboração de projetos de reabilitação, licenciamento ambiental e determinação do uso e ocupação do solo, fornecendo informações para a base de dados do Sistema de Informação Geográfica (SISGEO).

    Essas pesquisas poderão ser usadas pelos diversos setores da Prefeitura de Betim, para a tomada de decisões relacionadas às políticas públicas, possibilitando efetividade dos serviços prestados pelo setor público.

    Do ponto de vista ambiental, esse banco de dados subsidiará possíveis projetos e intervenções de recuperação, preservação e conservação das áreas georreferenciadas e adjacentes, contribuindo assim para melhoria da quantidade e qualidade das águas das bacias do Rio Betim e do Rio Paraopeba.

    O investimento necessário para custear o projeto é de R$ 200 mil, disponibilizado por emenda parlamentar. A previsão é que o processo seja executado em 12 meses.

    Plantio de mudas em regionais

    Dando continuidade ao plantio de mudas nativas e frutíferas em todas as regionais de Betim, por meio do programa “Disque Plantio”, os servidores da Secretaria Municipal de Semmad realizaram, na última sexta-feira (28) o plantio de mudas no bairro Espírito Santo.

    O objetivo dessa ação é fomentar ainda mais o aumento de áreas verdes pela cidade e estimular a responsabilidade social pela proteção do meio ambiente, criando uma consciência coletiva na comunidade. Segundo o secretário da Semmad, Ednard Tolomeu, o plantio acontece uma vez por mês, até concluir todas as regionais de Betim.

    “Já passamos por três regionais, faltam sete, a próxima edição será na regional Teresópolis. Esse projeto vai além da arborização, é um trabalho de educação ambiental. Participem!”, conclui Ednard.

    Faça parte desta ação

    O programa “Disque Plantio” possibilita que cidadãos com desejo de cultivar uma ou mais árvores solicitem o plantio gratuito para sua propriedade ou área pública. Telefone para contato: (31) 3512-3176.

    bióloga Karina Palhares Disque Plantio Ednard Tolomeu Junho Mês Verde Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Betim Semmad Sistema de Informação Geográfica (SISGEO)

    Notícias Relacionadas

    Betim prepara ações de proteção da represa Vargem das Flores durante Carnaval

    5 de fevereiro de 2026

    Igarapé lança Plano Municipal de Turismo na noite desta quinta-feira(11)

    11 de dezembro de 2025

    Betim inaugura parque ecológico Paraopeba Vivo no domingo (21)

    18 de setembro de 2025
    NÃO PERCA

    Brasil de Todos os Talentos celebra arte, música e aprendizado nesta sexta-feira (19)

    18 de junho de 2026

    Edição 635 | 16 a 30/06/2026

    16 de junho de 2026

    Igarapé prorroga prazo para pagamento do IPTU 2026 com desconto de 5%

    16 de junho de 2026

    CDL Betim realiza workshop voltado para Comércio Exterior, Inteligência Artificial, E-commerce e Tributação

    15 de junho de 2026

    Copa do Mundo começa nesta quinta (11) com ‘fan fest’ na Praça do Encontro

    10 de junho de 2026

    Betim tem processo seletivo com 321 oportunidades em 37 profissões nesta terça-feira (9)

    8 de junho de 2026

    Câmara aprova financiamento de R$ 250 milhões para nova Prefeitura de Betim no Monte Carmo Shopping

    3 de junho de 2026

    São Joaquim de Bicas implementa novo canal para usuários do Expressinho 0800

    2 de junho de 2026
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Portal de notícias da Folha Vale do Paraopeba, jornal impresso que circula em 5 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), são elas: Betim, Igarapé, São Joaquim de Bicas, Brumadinho e Mário Campos.

    MAIS ACESSADAS DA SEMANA

    Edição 635 | 16 a 30/06/2026

    16 de junho de 2026

    Igarapé prorroga prazo para pagamento do IPTU 2026 com desconto de 5%

    16 de junho de 2026

    CDL Betim realiza workshop voltado para Comércio Exterior, Inteligência Artificial, E-commerce e Tributação

    15 de junho de 2026
    ACONTECEU NO BRASIL E NO MUNDO

    Programa de Transferência de Renda aos atingidos pela tragédia de Brumadinho

    5 de novembro de 2021

    Projeto quer implantar jardim sensorial no Parque Felisberto Neves

    1 de novembro de 2021

    Vagas de emprego abertas para a Unimed nesta sexta (24)

    24 de maio de 2019
    Facebook Instagram X (Twitter)
    • TERMOS DE USO E POLÍTICAS DE PRIVACIDADE
    © 2026 Folha Vale do Paraopeba. | Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará - Salmos 37:5 | Desenvolvido por Markvz Vinicivz.

    Digite o termo e aperte Enter para procurar. Aperte Esc para cancelar.