Trabalho coletivo em favor do Meio Ambiente

0
237
Na segunda quinzena de maio, a recuperação de uma nascente localizada no parque Chico Mendes. Foto: Semmad/Prefeitura de Betim.

Colaboradores da Semmad realizaram recuperação de nascente e também plantaram mudas de árvores em mais uma regional de Betim

Cerca de 10 colaboradores da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Betim (Semmad) realizaram, na segunda quinzena de maio, a recuperação de uma nascente localizada no parque Chico Mendes. Além da recuperação, foram gravadas imagens de todo o processo. A iniciativa faz parte do programa de recuperação de nascentes, que tem como objetivo capacitar àqueles que ajudam a conservar e preservar os recursos naturais da cidade.

No lugar, enquanto alguns colaboradores recuperavam a nascente, outros faziam a limpeza do local, juntando lixos que estavam espalhados pela região. Para o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Betim, Ednard Tolomeu, a ação vem em conjunto com o projeto de cadastramento, georreferenciamento e caracterização de todas as nascentes do município.

“Vamos cadastrar e orientar a população para a recuperação da nascente em sua região. Quando a população entende que preservar a nascente em seu entorno, melhora a qualidade de vida de todos, é algo muito positivo. Pois recuperar uma nascente é promover a vida”, finalizou o secretário.

De acordo com a bióloga Karina Palhares, responsável técnica pela recuperação da nascente, o processo de recuperação e conservação das nascentes consiste, basicamente, em três fundamentos básicos: proteção da superfície do solo, criação de condições favoráveis à infiltração da água no solo e redução da taxa de evapotranspiração.

“Foi realizada uma limpeza geral das nascentes, visando retirar possíveis impurezas. Logo em seguida, foram depositadas em toda área das nascentes pedras irregulares – pedra ferro, sem fundo amarelo – visando realizar o processo de filtração física da água. Foi feita também a colocação dos canos ladrões, de abastecimento para as caixas d’água.

Em seguida, foram lacradas as nascentes com uma mistura de solo com cimento”, disse Karine. Semad

Cadastro, Georreferência e Caracterização

O cadastramento permite a elaboração de projetos de reabilitação, licenciamento ambiental e determinação do uso e ocupação do solo, fornecendo informações para a base de dados do Sistema de Informação Geográfica (SISGEO).

Essas pesquisas poderão ser usadas pelos diversos setores da Prefeitura de Betim, para a tomada de decisões relacionadas às políticas públicas, possibilitando efetividade dos serviços prestados pelo setor público.

Do ponto de vista ambiental, esse banco de dados subsidiará possíveis projetos e intervenções de recuperação, preservação e conservação das áreas georreferenciadas e adjacentes, contribuindo assim para melhoria da quantidade e qualidade das águas das bacias do Rio Betim e do Rio Paraopeba.

O investimento necessário para custear o projeto é de R$ 200 mil, disponibilizado por emenda parlamentar. A previsão é que o processo seja executado em 12 meses.

Plantio de mudas em regionais

Dando continuidade ao plantio de mudas nativas e frutíferas em todas as regionais de Betim, por meio do programa “Disque Plantio”, os servidores da Secretaria Municipal de Semmad realizaram, na última sexta-feira (28) o plantio de mudas no bairro Espírito Santo.

O objetivo dessa ação é fomentar ainda mais o aumento de áreas verdes pela cidade e estimular a responsabilidade social pela proteção do meio ambiente, criando uma consciência coletiva na comunidade. Segundo o secretário da Semmad, Ednard Tolomeu, o plantio acontece uma vez por mês, até concluir todas as regionais de Betim.

“Já passamos por três regionais, faltam sete, a próxima edição será na regional Teresópolis. Esse projeto vai além da arborização, é um trabalho de educação ambiental. Participem!”, conclui Ednard.

Faça parte desta ação

O programa “Disque Plantio” possibilita que cidadãos com desejo de cultivar uma ou mais árvores solicitem o plantio gratuito para sua propriedade ou área pública. Telefone para contato: (31) 3512-3176.