UPA Norte começa a funcionar no dia 12 de junho

0
2051
Gestão será compartilhada pela prefeitura com a Organização Social de Saúde Hospital e Maternidade Madre Therezinha de Jesus, vencedora da licitação para executar as obras de recuperação feitas no local. UPA fica na rua Coronel Abílio Rodrigues Pereira, 697, no bairro Bom Retiro.

Espaço recebeu obras de revitalização e modernização

Após sete anos inaugurada, a Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA Norte) começa a operar no dia 12 de junho, a partir das 7h. O início do funcionamento poderá ocorrer após as obras de revitalização, iniciadas no início deste ano. De acordo com o diretor de urgência e emergência da UPA Norte, Wesley Andrade, as intervenções já foram concluídas e agora o espaço está sendo mobiliado. Também são instalados os equipamentos, adquiridos novos para a unidade. No total, a capacidade de atendimento será de 13.500 pessoas por mês.

O espaço foi modernizado e recebeu rede de gases de oxigênio medicinal, ar comprimido e à vácuo, que não existia na construção original. Foram refeitos o forro do teto, pois a estrutura havia sido depredada, além dos projetos hidráulico e de prevenção de incêndio. O ambiente também recebeu sistema de climatização.

A UPA tem uma área construída de 1.800 metros quadrados e oferecerá as especialidades de urgência, clínica médica, cirurgia geral e pediatria, além de exames laboratoriais, raio-x, enfermagem e serviço social. Também foi construído um refeitório para uso dos acompanhantes. “Isso não existe em outra UPA em Betim. Atualmente, o acompanhante se alimenta ao lado da cama ou da cadeira do paciente”, disse Andrade.

Pediatria

Um dos destaques, de acordo com o diretor, é o setor pediátrico, construído em ala separada do atendimento comum. Desde o suporte inicial na classificação de risco até os consultórios, coleta e observação, as crianças terão atendimento em setor específico.

“Também haverá uma área para preparação de mamadeiras, brinquedoteca e banheiro infantil adaptado. Tudo torna a assistência para os pequenos mais humanizada”, pontuou. Ele acrescenta que todo o setor pediátrico foi decorado com temas infantis para tornar o ambiente mais confortável para as crianças.

UPA Sete de Setembro

Com o início das operações da UPA Norte, serão remanejados para lá os atendimentos atualmente realizados na UPA Sete de Setembro, no bairro Chácara. De acordo com Wesley Andrade, a unidade não suporta a demanda dos usuários em Betim, já que a estrutura é menor e antiga.

“A capacidade de atendimento da UPA Norte é 60% superior a UPA Sete, além de ser uma estrutura adequada para prestar todo o suporte de emergência”, comparou. Na Sete, por exemplo, não há ala pediátrica separada das demais.

A partir do dia 12, a Unidade no Chácara deixa de prestar atendimentos de emergência, ficando no local apenas os pacientes que estiverem em observação no dia. Eles serão remanejados dentro da rede municipal.

A unidade passa a oferecer raios-x eletivos para pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde. Atualmente, esses exames são feitos nas UPAs da cidade, tornando mais demorado o processo, já que o fluxo fica misturado com os usuários que buscam atendimento de emergência.

A Unidade também passará por uma rápida reforma para receber o Centro de Reabilitação Anderson Gomes de Freitas, que atualmente funciona em um prédio alugado pela prefeitura.