Obras do Viaduto Geraldo Josino serão retomadas após mais de cinco anos de paralisação
Neste mês de outubro, a Prefeitura de Betim retomará as obras do Viaduto Geraldo Josino, antigo “Viaduto São Paulo”, nas imediações do Monte Carmo Shopping. A retomada das obras do “Geraldão” ocorre após quase sete anos depois do início das obras, marcando um importante passo na conclusão de uma das estrutura fundamental para o sistema viário da região. No último dia 29, foi definido o novo cronograma, que prevê a entrega completa até a última semana de maio de 2026. As obras devem iniciar na primeira quinzena de outubro.
“Essa obra ficou paralisada por muitos anos, mas agora Betim tem uma nova história para contar. Estamos colocando o “Geraldão”, como chamaremos o viaduto a partir de agora, de volta nos trilhos do desenvolvimento, com planejamento, responsabilidade e cronograma definido. Até maio de 2026, a população verá esse sonho se tornar realidade”, salienta o prefeito de Betim, Heron Guimarães.
RETOMADA
O cronograma foi elaborado com base em etapas técnicas e administrativas que garantem segurança, eficiência e o cumprimento dos prazos. Nas próximas duas semanas, a Prefeitura executará o desvio do tráfego na ponte existente; a liberação das licenças de início de obra e da área de bota-fora; e a eliminação de interferências com as redes da Copasa e Cemig. As ações serão conduzidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pela Empresa de Construções, Obras e Serviços (ECOS). Confira o cronograma:
• Início do canteiro de obras: entre a primeira e a segunda semana de outubro;
• Duração da construção do canteiro: aproximadamente três semanas;
• Implantação das estacas: de meados de outubro até a primeira semana de novembro;
• Escavação dos blocos: segunda semana de novembro;
• Armação e concretagem: segunda e terceira semanas de novembro;
• Fixação dos pilares: terceira e quarta semanas de novembro;
• Instalação das travessas: entre a última semana de novembro e a primeira de dezembro;
• Fabricação da superestrutura: 70% já concluída; o restante será finalizado até a primeira semana de fevereiro de 2026;
• Montagem da superestrutura: de dezembro de 2025 a março de 2026;
• Pavimentação e sinalização: março a abril de 2026;
• Implantação de guarda-corpo e barreira New Jersey: durante todo o mês de abril;
• Desmontagem do canteiro de obras: maio de 2026, com previsão de inauguração na última semana de maio.
OUTRAS INTERVENÇÕES
O projeto inclui ainda a construção de uma passarela ao lado da pista do viaduto; uma passarela de pedestres conectando o Tribunal de Justiça à futura sede do Ministério Público que será erguida no lado oposto da avenida Juiz Marco Túlio Isaac e obras de terraplanagem e drenagem que serão executadas de forma paralela às demais etapas, garantindo o andamento contínuo da obra.
LONGA INTERRUPÇÃO
De acordo com a prefeitura, a interrupção da obra foi causada por problemas financeiros da antiga empresa contratada e também por oscilações de custos dos insumos, especialmente do aço, durante o período da pandemia (2020 a 2022). Essas dificuldades inviabilizaram a continuidade da execução, exigindo uma reestruturação contratual e um novo planejamento técnico e orçamentário.
