Inicialmente, o SUV compacto de estilo cupê não terá concorrentes diretos e seu valor pode chegar até R$ 110 mil

No último mês, finalmente foi apresentado ao mundo, diretamente do Brasil, o Volkswagen Nivus. Por conta da pandemia da Covid-19, a estreia no novo segmento de SUV ocorreu em formato de streaming com transmissão de São Paulo. Segundo informações do portal Auto Esporte, o mercado nacional será o primeiro a contemplar o veículo baseado no hatch Polo.

Por enquanto, não há previsões de quando o SUV cupê terá um concorrente direto, o modelo está inaugurando o segmento. Contudo, ele entra no mercado incomodando os compactos do mesmo porte e faixa de preço. De acordo com o portal, o valor do veículo é de R$ 82 mil, podendo chegar até R$ 110 mil no pacote Highline.

O novo SUV da Volkswagen é fabricado na plataforma MQB AO, a mesma utilizada pelo T-Cross, Virtus e também pelo Polo que empresta a distância entre-eixos de 2,56 metros ao Nivus. Esse, que está abaixo do SUV compacto da VW.

Uma ótima referência é o novo Chevrolet Tracker, pois se assemelha ao Nivus tanto em comprimento (4,27 m) quanto no entre-eixos (2,57 m). Nessa “briga”, o modelo da GM supera o VW em altura, com 1,79 m. Já o porta-malas de 415 litros não deixa a desejar, já que a capacidade do T-Cross varia de 373 l a 420 l.

Ainda neste mês, a produção do SUV Nivus começa em São Bernardo do Campo (SP), e o veículo chegará às concessionárias no final de junho. O modelo será exportado para os países da América Latina, começando pela Argentina no final de 2020, porém também irá ser comercializado na Europa no segundo semestre de 2021.

Se tratando de estilo, o novo SUV da VW tem detalhes de cupê, graças ao caimento do teto em direção à coluna C. O Nivus será o primeiro veículo a exibir o novo logotipo da Volkswagen no Brasil. Também haverá nele elementos do T-Cross na traseira, com lanternas interligadas por uma faixa preta e um spoiler integrado ao teto.

A respeito de tecnologia, o modelo disponibilizará um painel de instrumentos digitais, entretanto a grande novidade é o VW Play. A central multimídia com tela touch screen de 10 polegadas está mais sofisticada.

O sistema desenvolvido no Brasil traz informações sobre o veículo, como histórico de serviços mecânicos, além de uma loja de aplicativos. Outro detalhe que não passou despercebido, foi o volante remodelado com o novo logotipo da VW.

O crossover poderá chegar equipado com faróis e lanternas de Leds e controlador de velocidade adaptativo (ACC). Haverá ainda frenagem autônoma de emergência (AEB), capaz de evitar colisões a até 50 km/h. Contudo, a marca, até a publicação desta matéria, não informou se o Front Assist será item de série em todas as versões.

O SUV Nivus será vendido no Brasil apenas com motor 1.0 TSI flex de 116 cv (gasolina) e 128 cv (etanol). O torque se manteve nos mesmos 20,4 kgfm a partir de 2.000 rpm entregues em outros modelos da marca que usam o mesmo três-cilindros.

Exit mobile version