Volta às aulas na rede municipal de Betim tem novidades tecnológicas

0
497
Computadores adquiridos pela Semed. Prefeitura de Betim / Divulgação

Compra de 5 mil novos computadores e aplicativo de controle de presença são destaques

No último dia 31, iniciou o ano letivo de 2022 para a rede municipal de ensino de Betim. Devido à situação da pandemia, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) dividiu o retorno em duas datas. Neste primeiro momento, apenas os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os estudantes do 7º, 8° e 9º ano retornaram para as escolas. O início do ano letivo para as turmas do 1º ao 6ª ano e da educação infantil está marcado para o dia 14 de fevereiro. Para o retorno, a prefeitura anunciou a compra de 5 mil novos computadores e a instalação de um software de reconhecimento facial para controle dos pais e responsáveis. Os alunos matriculados receberão um kit escolar, com materiais adequados às suas respectivas idades e séries.

Tecnologia nas escolas

Segundo o prefeito Vittorio Medioli, dos 5 mil computadores adquiridos para a Semed, cerca de 3,2 mil deles ficarão à disposição dos alunos, 1,2 mil para professores e 600 para o setor administrativo das escolas. Além de renovar o equipamento das escolas, a medida visa combater o analfabetismo digital, proporcionando aos alunos, a partir do 4º ano, pelo menos 4 horas de uso dos computadores por semana. “Dessa forma, nós prevemos que em poucos anos teremos alunos que saem da escola com o preparo para enfrentar o mundo digital”, disse Medioli. A prefeitura também comprou 81 mil livros de 162 títulos diversos para as bibliotecas e 12 mil cadeiras novas para as salas de aula.

Outra novidade é a instalação de um Sistema de Reconhecimento Facial nas unidades escolares. Segundo a prefeitura, o sistema visa gerar mais segurança para alunos e professores. Na entrada da escola, os alunos passarão por um dispositivo que os identificará e registrará automaticamente sua presença naquela data. O sistema dará acesso ao aplicativo Faceschool, disponível para os sistemas Android e IOS. Através deste aplicativo, os pais e responsáveis dos estudantes poderão ser notificados, em tempo real, sobre sua entrada nas escolas.

Kit Escolar 2022

Os cerca de 59 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino da cidade receberão da prefeitura os novos kits escolares. As entregas começaram no último dia 31, data do retorno das aulas na rede. O benefício inclui estudantes da Educação Infantil, incluindo as creches parceiras, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos. “Queremos garantir que todos os alunos da rede municipal tenham acesso igualitário ao material escolar”, disse a secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta.