A Praça Miguel Henriques será o palco festival de culinária tradicional

O Igarapé Bem Temperado é pioneiro no quesito festivais gastronômicos de cozinha tradicional na região. O evento, que teve sua primeira edição em 2005, retorna à Praça Miguel Henriques nos próximos dias 8, 9, 10 e 11. Além dos deliciosos pratos confeccionados pelas mestras, o festival contará com oficinas e palestras no formato cozinha-show, aproximando a culinária tradicional à contemporânea. Apresentações musicais também farão parte do evento.

Criado há 17 anos, com hiato de 2019 a 2021, o Igarapé Bem Temperado carrega a tradição das mestras desde sua concepção. O evento surgiu a partir da proposta de valorização da culinária de raiz, através do enaltecimento dos saberes de senhoras com anos de experiência na cozinha. Estas senhoras são as mestras, que levam adiante as receitas de suas antepassadas, com muitos ingredientes direto dos terreiros.

CARDÁPIO

Nesta edição, a organização destaca os pratos protagonizados por guisados com angu, seja ela de umbigo de banana e costelinha, da mestra Altivina, ou de carne de boi com taioba, da mestra Maria Coelho. O lombo de porco também é grande atração, em receitas com tuto, com angu e ora-pro-nobis, além do feijão balançado com lombo da Mestra Mai da Freguesia.

A 14ª edição do Igarapé Bem Temperado contará com ao menos 23 barracas, entre pratos, quitandas e empórios. Contando com os deliciosos biscoitos fritos, pastéis de angu, licores, doces, compotas e uma seleção de receitas de dar água na boca.

ATRAÇÕES MUSICAIS

O festival terá apresentações musicais de quinta a domingo, com destaque para os finais de semana — pois a festa começa mais cedo, com isso, mais apresentações.  Na quinta-feira (8), que marca a abertura do evento, o Clube do Choro de Betim é atração confirmada, grupo que apresenta canções autorais e clássicos do gênero. Na sexta-feira (9), sobe ao palco Márcio Nagô, artista de Brumadinho que descreve sua obra como “samba mineiro miscigenado com baião”.

O sábado (10) começa com apresentações desde a parte da tarde, com a dupla Vanderli & Vilmar, dupla sertaneja igarapeense do antigo Trio Gira Mundo. De noite, o sanfoneiro Serginho Saraiva se apresenta com um trio para a apresentação da música caipira de raiz. Já o domingo (11) tem atrações desde a parte da manhã, com o Grupo Congo do Vale, com tambores, cantos e danças afro-brasileiras. A Banda Lira do Santo Antônio, com apresentação de instrumentos de sopro. O Duo Dama-triz traz sucessos internacionais e nacionais e a programação fecha com o Grupo Couro e Corda com canções da MPB.

Na quinta (8) e sexta-feira (9), o evento acontece de 18h às 23h40. No sábado (10), a programação vai de 10h às 23h40 e, domingo (11), o festival abre às 10h e encerra às 18h40. Toda a programação acontece na Praça Miguel Henriques, no centro de Igarapé.

Exit mobile version