Ala pediátrica é destaque da UPA Norte, em Betim; inauguração será neste domingo (9)

0
285
Recepção pediátrica - UPA Norte. Foto: FVP

Inauguração será neste domingo. Unidade começa a funcionar no dia 12

Nesta sexta-feira (7), a prefeitura apresentou à imprensa as instalações da UPA Norte. O local será inaugurado no domingo (9), com uma programação de lazer gratuita e aberta à população das 9h às 12h30.

A unidade começa a funcionar na próxima quarta-feira (12), a partir da 7h30. Um dos destaques é a ala pediátrica, com recepção, consultórios e banheiros separados do atendimento aos adultos. Também é disponibilizada para os pequenos uma brinquedoteca.

“Atualmente não existe em outras UPAs na cidade uma estrutura como essa, com atendimento especializado para as crianças”, disse o prefeito de Betim, Vitorio Medioli.

A UPA terá capacidade para realizar cerca de 13.500 atendimentos por mês e oferecerá as especialidades de urgência, clínica médica, cirurgia geral e pediatria, além de exames laboratoriais, raio-x, enfermagem e serviço social. Também foi construído um refeitório para uso dos acompanhantes.

No total, há 16 leitos adultos – divididos para homens e mulheres, 12 pediátricos e seis de urgência. A unidade tem uma área construída de 1.800 metros quadrados.

A instituição assumirá a demanda da UPA Sete de Setembro, no bairro Chácara. “A UPA Norte tem capacidade de atendimento 60% superior”, destacou o secretário municipal de Saúde, Guilherme Carvalho. A Norte vai atender os mesmos bairro de referência que a UPA Sete.

Para atender a demanda logística dos pacientes, a Transbetim/ Ecos alterou o itinerário de algumas linhas, que passam a ter ponto de parada em frente a UPA Norte. São elas: 30, 40 260 A, 260 B, 270 e, ainda, um transporte gratuito que sairá da UPA Sete para pacientes encaminhados pela rede.

Relembre

A UPA Norte foi inaugurada em 2012, mas nunca entrou em funcionamento por falta de estrutura adequada. Cerca de R$ 4 milhões já foram gastos na unidade em reformas e construções, em administrações anteriores.

O espaço foi vandalizado e, por isso, precisou passar por obras de modernização e reestruturação. As obras começaram em fevereiro e foram executadas pelo Hospital e Maternidade Madre Therezinha de Jesus, vencedora da licitação para fazer a gestão compartilhada do espaço com a prefeitura.

Confira  fotos da nova UPA:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here