Exames abordarão questões de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias

No próximo domingo (10) será o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Agora, os participantes terão cinco horas para realizarem os testes de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Os portões dos locais de prova abrirão às 12h, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h.

Na semana passada 3,9 milhões de candidatos fizeram as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Também foi o dia da redação, que em 2019 teve como tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização da prova, para este domingo, as regras permanecem as mesmas. A única caneta aceita é a esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O participante deve levar documento original com foto, válido conforme previsto no edital do Enem 2019.

Dicas

Segundo a tendência do primeiro dia de exame, “a prova está prometendo ser um pouco menor, com textos mais enxutos”, afirmou o professor de física Leonardo Gomes, do curso online Descomplica, à Agência Brasil. Mas isso não pode fazer com que os estudantes descuidem da interpretação de texto. “É importante buscar nos textos partes que importam [para a resolução da questão] e não sejam levados por palavras que não servem para nada”, acrescenta.

No segundo dia de aplicação, os estudantes terão meia hora a menos, ou seja, cinco horas para resolver todas as questões da prova. Isso significa, de acordo com Gomes, que terão, em média, três minutos para cada questão.

“O desperdício de tempo é um grave problema. A cada 30 minutos, quando o fiscal tirar o papelzinho do tempo, o candidato tem que ter marcado 10 questões”, recomenda o professor. Para isso, a dica é buscar sempre as questões mais fáceis e, depois, voltar nas questões difíceis.

Reaplicação da prova

Os participantes que faltaram no primeiro dia do Enem poderão fazer a segunda etapa de provas. O boletim de desempenho individual, entretanto, terá somente as notas das provas realizadas e o Enem servirá apenas para autoavaliação do participante.

A reaplicação da prova do Enem está marcada para os dias 10 e 11 de dezembro. A solicitação por reaplicação pode ser realizada por inscritos que não tenham conseguido fazer as provas em decorrência de problemas logísticos, como desastres naturais, falta de energia elétrica, entre outros.

Mais informações sobre o exame podem ser obtidas diretamente no site do Inep (clique aqui).

Veja também:

Saiba como serão corrigidas as redações do Enem 2019

Médico orienta sobre como preparar corpo e mente para o Enem

Enem 2019: Especialista dá dicas para se sair bem na prova

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here