Entre os dias 18 e 22 de agosto, foi disputada a etapa paralímpica Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2025, em Poços de Caldas. A delegação betinense foi um grande destaque, com 11 medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze conquistadas. Os atletas são vinculados ao programa Viva o Esporte, da Prefeitura de Betim.
Para o secretário municipal de Esportes, Welinton Sandro de Abreu, o Sapão, os resultado dos atletas paralímpicos mostram que o esporte em Betim é voltado para a inclusão social. “Essa foi a maior delegação de atletas paralímpicos que enviamos para o JEMG nos últimos anos. E ver o desempenho deles me deixa muito orgulhoso. Sabemos da importância da inclusão através do esporte e temos investido muito nisso, seguindo assim a orientação do nosso prefeito Heron Guimarães. Quero agradecer à secretária de Educação, Marilene Pimenta, pela parceria, e à técnica da equipe Luciene Lebrão, que acompanhou a delegação e deu total apoio para os nossos competidores, juntamente com o técnico Vinícius de Lana. Tenho certeza de que esse excelente resultado conquistado na etapa estadual do JEMG é apenas o começo para nossos estudantes/atletas brilharem ainda mais em outras competições”, disse Sapão.
DESTAQUES
Um dos destaques da delegação foi o atleta Antony Cassio que conquistou três ouros: no lançamento de disco, dardo e na prova de 100 metros. Anna Luiza faturou três medalhas também, sendo ouro no arremesso de peso e nos 100 metros e prata no salto em distância. Já Raphael Assis e Vitória Motta conquistaram o primeiro lugar em duas provas cada. Ele foi campeão do arremesso de peso nos 200 metros, e ela na prova de 60 metros e nos 100 metros. Já Marcus Vinícius faturou o ouro no arremesso de peso, e Mariana Giulia conquistou ouro nos 100 metros, prata nos 200 metros e bronze no arremesso de peso.
JEMG
Os Jogos Estudantis de Minas Gerais (JEMG) reúnem alunos de escolas municipais, estaduais e particulares e é realizado pelo Governo do Estado. A delegação de Betim também já havia conquistado pódio em outras modalidades. Na etapa realizada em Araguari, os atletas da cidade voltaram na bagagem com 33 medalhas conquistadas no judô, atletismo, taekwondo e tênis de mesa. Já na competição realizada em Pará de Minas, foram 23 medalhas no vôlei de praia e wrestling (antiga luta olímpica).
VIVA O ESPORTE
Parte dos alunos que competiram no JEMG fazem parte do programa Viva o Esporte, que é executado através de uma parceria entre a Prefeitura de Betim, através da Secretaria Municipal dos Esportes, e o Instituto Ramacrisna, organização que há mais de 65 anos oferece projetos de qualificação profissional, aprendizagem, esportes, cultura e lazer na região do Vianópolis.
RESULTADOS
* Antony Cassio
Ouro – Lançamento do Disco
Ouro – Lançamento do Dardo
Ouro – 100M
* Raphael Assis
Ouro – Arremesso do Peso
Ouro – 200M
* Anna Luiza
Ouro – Arremesso peso
Ouro – 100M
Prata – Salto Distância
* Vitória Motta
Ouro – 60M 8
Ouro – 100M 9
* Marcus Vinícius
Ouro – Arremesso do Peso 10
* Mariana Giulia
Ouro 100M
Prata 200M
Bronze Arremesso do Peso
