Betim inicia vacinação contra Covid-19 em idosos de 78 e 79 anos

0
997
Chegada de um novo lote com 1.780 doses do imunizantei rá contribuir com a ampliação da faixa etária do grupo de idosos. Foto: Tiago Rodrigues.

Imunização ocorre por meio de agendamento para evitar aglomerações nas Unidade Básicas de Saúde

Os moradores de Betim com idade de 78 e 79 anos começam a ser vacinados nesta semana. De acordo com o executivo municipal, a chegada de um novo lote com 1.780 doses do imunizante, entregue ao município pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), irá contribuir com a ampliação da faixa etária do grupo de idosos.

“As vacinas já estão sendo distribuídas e, nos próximos dias, equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) darão início aos agendamentos para aplicação”, disse o órgão executivo em nota.

A campanha de imunização ocorre por meio de agendamento para evitar aglomerações nas Unidade Básicas de Saúde e otimizar as doses, uma vez que cada frasco contém 10 unidades que devem ser utilizadas até 8h após aberto.

“Profissionais das unidades estão entrando em contato com os idosos por telefone – ou por meio de agentes comunitários de saúde, para marcar dia e horário para que compareçam à UBS ou para serem vacinados em domicílio”, esclarece a prefeitura.

Os idosos com mais de 80 anos, que ainda não receberam o contato da unidade, podem procurar a UBS de referência para receber a primeira dose da vacina.

Vacinação em Betim

Até 15 de março, Betim recebeu 22.331 vacinas. Desse total, 20.252 foram aplicadas, 13.401 para primeira dose e 6.851 para segunda. O restante, 2.079, está armazenado aguardando o cronograma de aplicação.

A aplicação das doses está dividida da seguinte forma: 8.323 trabalhadores da saúde já receberam a primeira dose e 5.382 a segunda; 285 idosos institucionalizados já receberam vacinas a primeira dose e 265 da segunda; 158 pessoas com deficiência foram vacinados com a primeira dose e 96 com a segunda.

Já 1.169 idosos com 90 anos ou mais foram vacinados com a primeira dose e nenhum ainda com a segunda. E 3.466 idosos de 80 a 89 anos foram vacinados com a primeira dose e nenhum ainda com a segunda.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que esse é um dado parcial e sujeito à alteração. A atualização do número de doses aplicadas está sendo feita gradativamente à medida em que as pessoas vacinadas são cadastradas no sistema informatizado.