Feira para adoção dos bichinhos é voltada para animais que venceram doença de pele esporotricose
A Prefeitura de Betim, por meio da Superintendência de Proteção e Defesa Animal (Sepa), realiza, neste domingo (22), um evento para adoção de cães e gatos que superaram a esporotricose, doença causada por micose que provoca lesões na pele dos pets através de fungos. A feira de adoção será na sede da Sepa (Rua do Rosário,1.840, Angola), de 9h às 13h. O evento contará, também, com uma roda de conversa sobre a enfermidade e as melhores formas de prevenção da mesma.
Cerca de 30 cães e gatos que venceram a esporotricose, todos vermifugados e os adultos castrados, estarão disponíveis para adoção responsável. Os filhotes têm castração gratuita garantida pela Sepa assim que completarem idade e peso suficientes. Na ocasião, a equipe da Sepa estará a postos para fornecer informações detalhadas sobre cada animal, suas necessidades e requisitos de cuidados. Todos os pets foram devidamente tratados e estão saudáveis.
A veterinária do Grupo de Estudos em Felinos (Gefel) da PUC Minas, Samilla Vieira Santos, promoverá uma roda de conversa sobre a doença para orientar sobre as melhores práticas de cuidado e prevenção da esporotricose.
Para adotar é necessário ter mais de 18 anos e assinar um termo de responsabilidade. Os futuros tutores também devem apresentar xerox do RG e comprovante de residência.
A DOENÇA
A esporotricose é uma doença fúngica que pode afetar cães e gatos, sendo muitas vezes fatal para felinos. Ela é causada pelo fungo Sporothrix schenckii, que é encontrado no solo e em materiais orgânicos em decomposição. A infecção ocorre principalmente através de arranhões ou ferimentos na pele, quando os animais entram em contato com o fungo.
Domingo de adoção
Local: Sede da Superintendência de Proteção Animal (Rua do Rosário,1.840, Angola)
Data: 22 de outubro, domingo
Horário: de 9h às 13h