Betim realiza força-tarefa para recuperação de vias afetadas pelas chuvas de janeiro

0
337
Prefeitura de Betim / Divulgação

Prefeitura executa Operação Tapa Buracos, desobstrução e limpeza em áreas ainda afetadas

A Prefeitura de Betim, através da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de Betim (Ecos) está executando obras para mitigar os danos ainda remanescentes das chuvas de janeiro. A força-tarefa compreende ações como Operação Tapa Buracos, desobstrução de bueiros e vias, além de limpeza da lama deixada por rios e córregos. A quantidade de chuva chegou a 607,1 mm apenas no mês de janeiro, muito acima da média da época que já é chuvosa.

Para, Marinésia Makatsuru, presidente da Ecos, Betim tem dado uma resposta rápida aos cidadãos diante do imenso desafio que surgiu. “Há décadas não víamos um volume de chuvas tão grande em Betim. As águas provocaram diversos estragos, mas temos uma equipe competente e empenhada, que, instantaneamente, agiu e tem agido para minimizar e solucionar as consequências dos temporais que nos assolaram”, disse.

Nas dez regionais da cidade, 302 ruas receberam obras de Operação Tapa Buracos, com quatro equipes compostas por 30 homens. Mais de 1.559 toneladas de massa asfáltica foram utilizadas para o serviço.

Foi executado, também, o tratamento e a desobstrução de estradas vicinais — que, no município, totalizam 140 km. A ação aconteceu em 28 bairros da cidade, resultando em 5.200 m³ de material empregado e mais de 28 km de vias. Só nesse tipo de trabalho foram envolvidos 22 trabalhadores.

Durante o momento mais crítico, oito vias localizadas nos bairros Serra Negra, Casa Amarela, Gorduras, Vianópolis, Parque das Indústrias e Citrolândia foram desobstruídas pelas equipes. Mais de dez caminhões, dentre outras máquinas, foram utilizados nos trabalhos. Além disso, 40 trabalhadores, como motoristas, engenheiros, operadores de máquina e carpinteiros participaram das intervenções.