Evento da última segunda-feira (30) contou com a participação da Fundação Hemominas
Na tarde da última segunda-feira (30), a Câmara Municipal de Betim realizou, no Plenário Carino Saraiva, um seminário para conscientização sobre a importância da doação de sangue e medula óssea. O evento contou com a coordenação da Comissão Permanente de Saúde e da Diretoria da Escola do Legislativo Sara Eloy e a parceria com a Escola Estadual João Paulo I e Fundação Hemominas.
O objetivo principal do seminário é divulgar a campanha de doação de sangue e medula óssea e incentivar a solidariedade, além de reforçar a necessidade contínua de manter os estoques de sangue em níveis seguros.
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leo Contador, reforçou o compromisso da Casa com iniciativas que visam a melhor a qualidade de vida da população. Nesse sentido, a Câmara Municipal elaborou uma campanha institucional para incentivar o aumento das doações de sangue e medula óssea. Leo espera que o sucesso seja o mesmo alcançado pela Campanha Declare o seu Amor, que conseguiu aumentar consideravelmente o número de cidadãos que doaram parte do seu Imposto de Renda para o Fundo Municipal da Infância e do Adolescente e Fundo Municipal do idoso.
O presidente da Comissão Permanente de Saúde, vereador Toninho da Farmácia, atuou como moderador dos dois painéis do seminário e destacou que o estoque baixo do banco de sangue do Hemominas compromete o atendimento de urgência e a realização de cirurgias eletivas. Toninho lembrou que uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas.
Antes do início do Primeiro Painel, houve uma apresentação do coral da Escola Estadual João Paulo I.
Os painéis tiveram como tema “Doação de Sangue e Cadastro de Doação de Medula Óssea” e “Por que Doar?”, com palestras de representantes da Hemominas, do Hospital Regional, doadores e receptores.
Também participaram do seminário os vereadores Baé da Comunidade, Carlin Amigão, Alexandre da Paz e Zequinha Romão, além da secretária municipal de Saúde, Jaqueline Santana.

