Campanha preventiva de doenças sexualmente transmissíveis é anunciada no CarnaBetim

0
1727
O objetivo da campanha é reforçar as atividades de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e do HIV/ Aids. Foto: Internet/ Divulgação.

Em fevereiro, profissionais da saúde estarão presentes em uma blitz educativa na Praça Milton Campos

No último final de semana, durante o CarnaBetim, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a campanha preventiva para o Carnaval 2020. O objetivo é reforçar as atividades de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e do HIV/ Aids.

Em fevereiro, os profissionais da saúde estarão presentes em uma blitz educativa das 13h às 17h, na Praça Milton Campos, distribuindo preservativos masculinos, gel lubrificante e material informativo.

Nesta edição, “previna-se, teste e trate” é o novo slogan da campanha. Contudo, apesar da importância dessa iniciativa, é necessário estar ciente que o uso do preservativo nas relações sexuais deve ser constante.

“E, além do uso do preservativo, é fundamental que as pessoas façam o teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. O teste pode ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) e fornece resultados em cerca de 30 minutos”, explica a referência técnica do Programa IST/Aids e Hepatites Virais de Betim, Yara Alvarenga Drumond.

Sendo assim, as UBSs do município e o Serviço de Prevenção e Assistência a Doenças Infecciosas (Sepadi) também estarão realizando os serviços oferecidos na Praça Milton Campos. Para ter acesso ao conteúdo, basta ir à unidade mais próxima e adquirir a camisinha sem necessidade de cadastro.

Teste rápido

Para estar realizando o teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, disponível em todo Sistema Único de Betim (SUS-BETIM), a pessoa deve solicitar em qualquer UBS ou na sede do Sepadi. Onde também são realizadas palestras de orientação.