Apesar do design diferenciado, versão não oferece um “upgrade” no desempenho
A General Motors revelou no último julho a intenção de lançar quatro carros até o final deste ano. Ao que tudo indica, a empresa está próxima de concluir essa meta, pois está prestes a apresentar o derradeiro da lista.
Isso porque, depois do utilitário elétrico Bolt, do SUV Equinox reestilizado e da Picape S10 na versão off-road Z71, a montadora norte-americana confirmou o Cruze Sport6 RS. Pela primeira vez, o hatch terá versão esportiva no Brasil.
De acordo com o Jady Peroni, do jornal Estadão, como parte da reativação do investimento de R$ 10 bilhões anunciado em 2019, todas novidades foram reveladas e estão em status de lançamento e/ou de pré-venda, como o novo Bolt, que estreia neste mês de setembro.
Segundo a Chevrolet, o Cruze chega com um “tuning de fábrica”. Ou seja, sobre o estilo apostará em saias, defletores e rodas maiores com um desenho mais imponente. O motivo é que a linha RS (sigla de Rally Sports) identifica os carros da fabricante com visual mais quente. Embora a marca ainda não tenha divulgado imagens, o hatch ficará como o da foto acima, comercializado nos Estados Unidos.
Vale destacar que, apesar de chegar com um design diferenciado, saiba que modelos assim, adaptados para essa versão especial, não oferecem um “upgrade” no desempenho. O próprio “primo de primeiro grau” do Cruze, o Onix RS, chegou com a linha esportiva no mercado nacional no ano passado, porém, o principal apelo era um desenho “apimentado”.
Edição especial
A matéria do Estadão revela ainda que, apesar da GM não ter divulgado data específica para o lançamento, a estreia da versão será no próximo mês, outubro. “No Brasil, a linha RS, em breve, estará disponível também para o Cruze Sport6. Mas não vamos parar por aí, pois existe um desejo do consumidor para que este conceito seja estendido a outros modelos turbos da Chevrolet”, afirmou o diretor-executivo de Marketing GM América do Sul, Hermann Mahnke.
Ao que tudo indica, a GM percebeu que os brasileiros estão cada dia mais interessados nas versões especiais dos veículos. Em razão disso, a marca deixou para revelar por último a nova versão do Cruze Sport6, ciente que o emblema esportivo é um dos mais cultuados, segundo a Chevrolet. Contudo, é importante enfatizar que, com exceção de alguns países da América do Sul, o hatch médio já saiu de linha em vários mercados no mundo.
Entretanto, é provável que a fabricante aproveite características do Cruze RS comercializado nos Estados Unidos em 2018, hoje fora de linha. O modelo em si tinha um para-choque com um estilo diferente e rodas de 18. Além disso, faziam parte da remodelação faróis de neblina na horizontal, interior escurecido e pedaleiras esportivas.
Agora, quando o assunto é conjunto mecânico, o hatch não terá mudanças. Seguindo na linha anterior, o modelo será equipado com um 1.4 16V Turbo Flex, com potência de 153 cv e torque de 24,5 kgfm máximo a 2.000 rpm. O câmbio deverá ser o mesmo automático de seis velocidades.
Sobre valores, caso a GM deseje seguir a mesma linha do Onix RS, é esperado que o preço do Cruze RS seja a partir de R$ 140 mil.