A empresa irá corrigir defeito na calibração que causou fogo no motor. A ação envolve quase 20 mil unidades do Chevrolet Onix Plus
Começa nesta segunda-feira (18) o recall de 19.050 unidades do Chevrolet Onix Plus. A convocação foi feita após casos de incêndio envolvendo o veículo. A montadora chegou a cancelar unidades já vendidas até que o reparo fosse feito. O número é grande porque envolve não só os veículos que já foram emplacados e entregues aos clientes, como também os que estão em estoque nas concessionárias. O modelo foi lançado em outubro deste ano.
De acordo com informações divulgadas pela GM, o Onix Plus apresentou um defeito na calibração do módulo de controle do motor, que pode levar ao aumento de pressão e temperatura na câmara de combustão, causando danos ao pistão.
Se isso acontecer, o bloco do motor pode quebrar, ocasionando vazamento de óleo quente no compartimento e iniciando um incêndio. No comunicado enviado aos concessionários, a fabricante dizia que o motivo era uma combinação de condições como temperatura e umidade, além do uso de combustível de baixa qualidade.
Como informado pela Chevrolet, para solucionar o problema será feita uma atualização da calibração do módulo, impedindo que ele perca o controle nas situações descritas acima. O reparo leva cerca de 90 minutos e o proprietário do carro deverá agendar o atendimento em uma concessionária. As unidades afetadas têm código de chassi entre LG100091 e LG139164, com data de fabricação entre 29 de abril e 6 de novembro de 2019.
Incêndio
Duas unidades do Onix Plus pegaram fogo recentemente. Uma foi logo após o lançamento, no pátio da fábrica em Gravataí (RS). Porém, este a M afirmou não ter a ver com o motivo do recall. O segundo foi no Maranhão, com um carro que já havia sido entregue ao cliente.