Com a chegada de mais vacinas, cidades imunizam idosos acima de 90 anos

0
704
Moradora de Betim no momento em que recebe o imunizante contra Covid-19 da equipe de vacina do município. Foto: PMB/ Divulgação.

Em Betim, de acordo com o IBGE, há 1.243 cidadãos acima dos 90 anos de idade

Os municípios de Betim e São Joaquim de Bicas já estão vacinando idosos acima de 90 anos. Após atender os trabalhadores da saúde e idosos institucionalizados, essas cidades buscam distribuir a segunda dose do imunizante, enquanto ampliam o número de moradores imunizados.

Em São Joaquim as primeiras vacinas nas pessoas acima de 90 anos ocorreram em 11 de fevereiro, após receberem 100 doses de CoronaVac, do Butantan, pouco dias antes. Logo no dia 12, a imunização ocorreu nas regiões Central da cidade, nos bairros Nossa Senhora da Paz e Planalto.

As equipes de saúde se deslocaram até a residência desses idosos, já cadastrados previamente no Programa de Saúde da Família (PSF). Para os que moram em demais localidades, também com idade acima de 90 anos, a vacina começou a ser aplicada ontem (15). A prefeitura orienta que esses cidadãos da terceira idade aguardem nas residências pela visita dos profissionais.

Até 8 de fevereiro, foram aplicadas a primeira dose da vacina em 289 pessoas, sendo que 260 são profissionais da saúde, 23 indígenas e seis idosos institucionalizados.

Até essa mesma data, apenas 52 pessoas haviam recebido a segunda dose do imunizante. São 31 profissionais da saúde, 15 indígenas e seis idosos. Neste contexto, a Secretaria de Saúde municipal confirmou que a quantidade recebida é suficiente para a cobertura vacinal dos idosos incluídos nessa faixa etária.

Na cidade, segundo as últimas informações da Secretaria da Saúde municipal, um total de 853 pessoas haviam sido contaminadas pela Covid-19. Desta soma, 795 pessoas já se recuperaram e 13 estão sendo acompanhadas. No município, 45 pessoas tiveram como causa da morte o novo coronavírus.

Betim

Em Betim, cidade com maior número de habitantes e, consequentemente, com maior número de vítimas, a remessa de doses foi maior.

No último dia 10, o município recebeu 1.860 ampolas do medicamento. Essa quantidade começou a ser utilizada, assim como São Joaquim de Bicas, desde a última segunda-feira (15) de fevereiro. São 1.160 para imunizar idosos com idade superior a 90 anos e 700 para trabalhadores da saúde.

Se tratando de idosos, de acordo com o IBGE, a estimativa é que haja em Betim cerca de 1.243 cidadãos com mais de 90. No decorrer da vacinação, esse número poderá ser corrigido para mais ou para menos. A Secretaria Municipal de Saúde alerta que o atendimento será agendado por telefone ou pessoalmente pelas equipes de assistência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Se o idoso estiver com dúvida se possui cadastro no SUS, deve procurar a UBS por telefone ou presencialmente. “Todos os idosos serão vacinados, mas pedimos que aguardem o contato da unidade de saúde para agendamento”, esclareceu diretora operacional da Saúde, Tânia Resende.

Até a última sexta-feira (12), o município havia recebido um total de 16.515 doses de vacinas contra a Covid-19, divididas em 13.522 unidades da CoronaVac e 2.990 da Astrazeneca.

No município, segundo os últimos dados disponibilizados pela prefeitura, 17.278 moradores foram contaminados pela Covid-19. A respeito desse total, 16.527 já se recuperaram e 267 estão em acompanhamento. No município, já são 441 pessoas que foram a óbito pela Covid-19.