Largo da Ermida recebe a primeira edição do evento, neste sábado (13) e domingo (14)

Se faltava um festival gastronômico e cultural em Betim, nos moldes de outros grandes sucessos da região, agora não falta mais. O fim de semana dos dias 13 e 14 de setembro será de celebração da culinária mineira, protagonizado por diversos expoentes da região. Ao todo, serão 11 pratos principais, além de outras diversas opções alimentícias, de quitandas a doces e licores. 

O palco desse novo festival será o Largo da Ermida de Nossa Senhora do Carmo, ao lado da Praça Milton Campos, no centro de Betim. No sábado (13), o evento inicia às 9h e encerra às 23h. No domingo (14), o funcionamento será de 9h às 17h. Além dos pratos e produtos, o festival contará com apresentações musicais, workshops culinários, entre outras atrações. 

MARCA DE SUCESSO  

Com curadoria e concepção dos realizadores do prestigiado festival Igarapé Bem Temperado, o Festival Conexão Betim promete potencializar talentos da cozinha de Betim e região. De acordo com a organização do evento, um dos objetivos é consolidar na cidade um festival que possa ter papel estratégico para o desenvolvimento da cadeia produtiva da gastronomia, contribuído para fomentar o turismo e a cultura em Betim. 

Carlos Oliveira Stan, produtor cultural e curador do festival, explica os anseios do novo projeto. “Pensar um festival gastronômico para Betim parte da ideia de conectar o potencial da cozinha local e sua diversidade de expressões, sobretudo colocar em conexão pessoas que dedicam suas vidas à arte culinária. Alguns perguntaram qual o tema deste festival. A resposta é que não há um tema e sim um mote temático, ou seja, um leque amplo de possibilidades que abarca desde as raízes da cozinha mineira de origem caipira até o que vem sendo denominado de cozinha mineira contemporânea.”  

O FESTIVAL  

O Conexão Betim contará com mais de 20 expositores. São 11 estandes com pratos elaborados para o evento, dez expositores de produtos da culinária artesanal, estandes de cervejas especiais, vinhos e queijos. A organização espera que 12 mil pessoas circulem pelo evento.  

O festival também contará com o espaço Cozinha Show, onde chefs convidados irão ensinar receitas e contar um pouco de suas trajetórias. Segundo a produção do evento, serão cerca de dez apresentações na programação, incluindo convidados especiais para celebrar o dia da cachaça.  

Além dos pratos, haverá venda de doces com as confeiteiras Janaína Nunes, Luana Gil e Regina Ruas. Quitandas caseiras de Alessandra Araújo, produtos da Cia do Milho, Correia Empórios, Moinhos Aromata, Cidade do Mel, Uaine Vinhos e Artesanal Sabores. Licores da Mestra Beth e choppe artesanal da Jairo´s Cervejaria.

PRATOS PRINCIPAIS 

Chef Reinaldo Mendes | @casadoreibistro
Risoto de canjiquinha com carne de lata e ora-pro-nóbis

Chef Izabela Rocha | @bodega_restaurante
Costelinha com guisadinho de umbigo de banana e angu 

Chef Leonardo Simim | @chef_leonardosimim
Sanduíche de cupim defumado com cebola caramelizada na rapadura.  

Mestra Pretinha
Frango com guisadinho de cansanção e angu de milho verde 

Chef Thales Costa | @trupicobotequim
Macarrão com moela de frango e chimichurri de ora-pro-nóbis. 

Digão | @espetododigaooficial
Arroz, costela bovina desfiada e banana frita.

Chef Luana Ramos | @gastropastelaria
Arroz cremoso com frango desfiado, crispe de ora-pro-nóbis e pesto de azedinha. 

Chef Aline Silva | @saboresdalora
Tiras de filé marinada na cachaça, salteadas no disco de arado, finalizada no pão de alho e queijo gratinado 

Chef Fernando Duarte | @duartecomedoria
Lombo de porco maturado, tutu da família Duarte, farofa de milho com maria-gondó e conserva de cebola roxa) 

Chef Ramon Faria | @saboresdocheframon
Língua ao vinho adocicada com cenoura

Assador Santiago Baia | @casa_gastromg
Torresmo de Rolo 

 

Exit mobile version