Confira a pesquisa para prefeito de Igarapé, segundo o Instituto DataTempo/CP2

0
916
Segundo os dados, a disputa pela cadeira do executivo no município mineiro, ao contrário de outras cidades da região, está bem mais acirrada. Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil.

Arnaldo Chaves tem 31,4%, Nem 26,6%, Welington 11,2% e Tenente Sander 6%
das intenções de voto na pesquisa estimulada

O Instituto DataTempo/CP2 realizou, no dia 7 de novembro, uma pesquisa com 500 eleitores de Igarapé a respeito das intenções de voto para prefeito.

O levantamento, divulgado na última quarta-feira (11), pelo jornal O Tempo e Super Notícias, foi encomendado pela Sempre Editora, empresa do Grupo Sada que possui empreendimento na cidade.

Segundo os dados, a disputa pela cadeira do executivo no município mineiro, ao contrário de outras cidades da região, está bem mais acirrada.

À frente na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados, está o ex-prefeito do município e empresário Arnaldo Chaves (PP) com 31,4% das intenções de voto, seguido de perto pelo atual chefe do executivo municipal, Carlos Alberto da Silva, o Nem (MDB), com 26.6%. Em terceiro, está Welington (PTB) com 11,2% das intenções e em quarto Tenente Sander (Republicanos), com 6% das intenções de votos, segundo o DataTempo/CP2.

Levando em conta a margem de erro de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois primeiros colocados, Arnaldo e Nem, estão tecnicamente empatados. Votos brancos nulos ou ainda sem nenhum candidato definido somaram 10,4% da opinião dos eleitores. E, de acordo com o estudo, 14,4% das pessoas não souberam ou não quiseram responder.

O instituto também mediu as intenções de voto na pesquisa espontânea, nesse modelo os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados. Desta vez quem lidera é o atual prefeito de Igarapé. Nem possui 23,4% das intenções, também seguido de perto por Arnaldo Chaves, com 21,4%. Welington aparece com 6,4% no modelo espontâneo e Tenente Sander 3,6%.

Outros nomes que não estão como candidatos nesta eleição também foram citados pela população num total de 1,4%. Votos brancos e nulos somam 11,2%. Não souberam ou não quiseram responder são 32,6%. Também considerando a margem de erro de 4,4%, os dois primeiros colocados permanecem em empate técnico.

Rejeição

A pesquisa DataTempo/CP2 também levantou dados sobre a rejeição dos candidatos. O prefeito atual, Nem, de acordo com os dados, não teria o voto de 18% dos igarapeenses aptos para votar. Logo depois, em segundo lugar, aparece o Tenente Sander, com 12% de rejeição do eleitorado municipal. Na sequência está Welington com 8,8% dos eleitores, e Arnaldo Chaves aparece com a menor margem de rejeição, 6,6% dos eleitores.

Foi realizado também na pesquisa o levantamento sobre os eleitores que poderiam votar em todos os candidatos, um total de 12,8%. Nesse mesmo contexto, 10,7% dos entrevistados não votariam em nenhum dos candidatos apresentados e outros 31% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder.

Avaliação

Foi questionado também pelo instituto DataTempo/CP2 aos moradores de Igarapé sobre a avaliação da administração do atual prefeito Nem.

Para 33,2% dos entrevistados, o governo municipal foi considerado bom ou muito bom. Os eleitores que veem a administração como regular são 26,6%, e 31,4% consideram ruim ou muito ruim. Pessoas que não souberam ou não responderam somaram 8,8%.

Quando a pergunta foi sobre a aprovação ou não da administração do prefeito, 41,2% dos eleitores disseram aprovar a gestão de Nem. Por outro lado, o número dos que reprovam a atual administração foi de 45,6%. Não souberam ou não responderam totalizam 13,2%.

Ainda segundo a pesquisa, os eleitores apresentaram os principais problemas em Igarapé. Em ordem decrescente, são eles, o desemprego e a escassez de novas empresas, com 18,5%; a saúde, com 17,9%; o trânsito, com 12,5%; e o saneamento básico com 11,1%.

O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) com o número MG- 01272/2020.