Hospital Icismep deve receber a maioria dos procedimentos
A Prefeitura de São Joaquim de Bicas autorizou a realização de cerca de 300 cirurgias oftalmológicas. De acordo com informações da gestão, aproximadamente 200 delas serão realizadas com recursos próprios do município, enquanto as demais contarão com investimentos de um programa do Governo do Estado.
Os cerca de 100 encaminhamentos do Governo de Minas serão realizados no Hospital do Icismep. Os da prefeitura serão, preferencialmente, para o mesmo hospital, mas a depender da disponibilidade poderão ser encaminhados para outros locais.
A proposta da prefeitura é zerar a fila de cirurgias oftalmológicas do município e, assim, poder avançar em outras especialidades. Tanto os procedimentos financiados pela prefeitura quanto pelo estado estão previstos para o primeiro trimestre.
O prefeito Matheus Resende entende que esse importante passo na área da saúde é fruto de responsabilidade e boa governança. “Essa conquista é resultado de uma gestão responsável, que investe os recursos municipais onde realmente faz a diferença na vida da população.”
Segundo a prefeitura, os procedimentos serão agendados conforme a disponibilidade de vagas, garantindo que mais pacientes tenham acesso ao tratamento necessário.
VALORA MINAS
Para além das 200 cirurgias autorizadas com recurso próprio do município, as outras cerca de 100 cirurgias serão realizadas com financiamento do programa Valora Minas, do governo estadual. O programa representa a Política de Atenção Hospitalar de Minas Gerais com a finalidade de incorporar as particularidades de diversas regiões.
Essa política do estado tem como foco os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e busca aprimorar a qualidade da assistência, expandir o acesso e atender à população. O programa possui diversos módulos: Valor em Saúde, Hospitais de Pequeno Porte, Opera Mais e Otimiza SUS.
Para estes investimentos para a população de São Joaquim de Bicas, os recursos são oriundos do Opera Mais. O módulo é dedicado às cirurgias eletivas, de modo a aumentar o acesso da população a esse tipo de procedimento.