Covid-19: Betim intensifica fiscalização em centros comerciais e empresas

0
754
Locais visitados recebem orientações sobre a limpeza do ambiente e distanciamento entre pessoas. Foto Adeildo Silva/ PMB.

Intervenções foram reforçadas devido às compras e festas de fim de ano que podem gerar aglomerações

Equipes da Diretoria de Vigilância em Saúde de Betim têm percorrido, desde o início da semana, diversos estabelecimentos a fim de orientar os proprietários e clientes sobre as medidas necessárias para a prevenção da Covid-19. Desde março, cerca de 7.000 locais já foram visitados pelos órgãos fiscalizadores.

De acordo com a prefeitura, junto às fiscalizações, os profissionais da vigilância estão atuando com o objetivo de conscientizar os responsáveis pelos estabelecimentos à adotarem medidas corretas de proteção à saúde. As intervenções se intensificaram devido à proximidade das festas de fim de ano, que podem resultar em aglomerações e, consequentemente, em mais casos do novo coronavírus.

Segundo informações, os locais visitados receberam orientações sobre a limpeza do ambiente, distanciamento entre pessoas, disponibilização correta de lixeiras e sabão líquido e álcool em gel, de acordo com o Ministério da Saúde.

O diretor de Vigilância em Saúde de Betim, Nilvan Baeta, destaca que no fim de ano é comum que as pessoas saiam mais para fazer compras ou para festas. “Por isso, vamos intensificar a fiscalização, com um mutirão na região central e nas principais avenidas da cidade. Essa ação tem um objetivo educativo para que os estabelecimentos e as pessoas não se descuidem das medidas de prevenção à Covid-19”, explica.

E continua. “Queremos evitar o fechamento dos estabelecimentos, por isso é importante realizar as fiscalizações e tentar garantir que as normas sejam cumpridas. A pandemia ainda não acabou e não podemos afrouxar as medidas de prevenção para conseguirmos manter o município na Onda Verde, com menos restrições”, finaliza.

Onda Verde

A Microrregião de Saúde de Betim, composta por 13 municípios, permanece na Onda Verde do Plano Minas Consciente, conforme afirmou a Secretaria de Estado da Saúde, em 3 de dezembro. Dessa forma, os serviços classificados como não essenciais continuam com a autorização de funcionamento.

Fiscalizações

Desde de março, quando se iniciou a pandemia, aproximadamente 7.000 estabelecimentos foram fiscalizados pela Vigilância Sanitária, em ações de parceria com outros órgãos de fiscalização da cidade.

Nesse período, somente a Vigilância em Saúde recebeu 855 denúncias relacionadas à Covid-19 por telefone. Dessas, 755 já foram atendidas. Além disso, outras 344 foram feitas diretamente na recepção do setor. Desse total, 273 foram atendidas até o último dia 7.

Para denunciar o descumprimento de normas estão disponíveis os telefones: (31) 3512- 3453 e 3512-3315, ou e-mail: faleouvidoria@betim.mg.gov.br. Em relação a prevenção do novo coronavírus o contato é com a Diretoria de Vigilância em Saúde: (31) 3512-3693.

Boletim

O último boletim epidemiológico disponibilizado nessa terça-feira (11) pela Prefeitura de Betim registrava 8.766 casos confirmados de Covid-19. Desse total, 8.133 já se recuperaram e 363 pacientes estão em acompanhamento hospitalar, nove residentes em Betim. Na cidade mineira 261 pessoas já perderam a vida por conta da doença provocada pelo novo vírus.