Escola Municipal Raul Saraiva Ribeiro, em Betim, promove feira literária

0
2357
Abertura do evento foi com bate-papo e sessão de autógrafos com a escritora Lavínia Rocha. Foto: Juliana Melo/ Divulgação.

Evento, aberto ao público, marca as comemorações dos 50 anos da unidade escolar

Em 2019, a Escola Municipal Raul Saraiva Ribeiro, no bairro Brasileia, completa 50 anos. Para celebrar a marca de meio século de atividades, a unidade vai promover uma série de ações ao longo do ano.

Uma delas é a Feira Literária, que começou nesta quarta-feira (27) e vai até sábado (30), com várias atividades de incentivo à leitura, exposição de trabalhos, contação de histórias e feira de livros a preços populares.

A abertura foi na manhã de hoje com um bate-papo com a escritora Lavínia Rocha. De acordo com a diretora da escola Juliana Melo, a manhã foi encantadora. “Os meninos ficaram muito felizes e a Lavínia é um doce de pessoa. Os alunos estavam afinados com a leitura dela e ela é uma escritora jovem, faz toda a diferença conversar com quem fala a mesma língua. Eles ficaram super à vontade”, disse. Segundo Melo, a banda da escola também foi um show à parte.

Ainda está prevista a realização de oficinas de pintura de rosto, origami e de Língua Brasileira de Sinais (Libras), utilizada na comunicação com a comunidade surda. O Raul tem alunos com deficiência auditiva na escola e investe em projetos internos para a inclusão destes estudantes, com o ensino de Libras para o início do ensino fundamental e o coral bilíngue.

A FLIR ainda apresentará os trabalhos acadêmicos dos alunos, o coral bilíngue e sessão de cinema.

O hábito da leitura é algo individual, portanto, os professores irão oportunizar o contato com diferentes livros, a fim de despertar nos alunos o prazer em ler. “Estamos programando um evento capaz de tornar um simples ato de leitura numa aventura sem igual, fazendo despertar o interesse dos alunos através de atividades lúdicas e prazerosas”, completou Juliana Melo.

“A Feira Literária do Raul tem proposto reflexões sobre o papel da escola no desenvolvimento da leitura e na formação do leitor. As diversas atividades têm mobilizado profissionais e estudantes com repercussões muito positivas. Nossa meta é que todas as escolas municipais de Betim tenham a leitura e a formação do leitor como objetivo central em seus projetos pedagógicos”, ressaltou o secretário municipal da Educação, Pedro Pinto.

Programação

Quarta-feira (27)
9h30 – Talentos do Raul
10h – Bate-papo e sessão de autógrafos com a escritora Lavínia Rocha

Quinta-feira (28)
7h às 17h – Exposição dos trabalhos literários dos alunos do 1º ao 9º ano.
7h30 às 16h30 – Feira de livros com lançamentos a preços populares
13h – Coral bilíngue (Música: Não Custa Nada – Paula Santisteban)

Sexta-feira (29)
7h às 17h – Exposição dos trabalhos dos alunos do 1º ao 9º ano.
7h30 às 16h30 – Feira de livros com lançamentos a preços populares
10h – Roda de Conversa (Escritores do Raul – Lázaro Marlon e Jurandir)
18h30 – Cine Raul (Filme: Ponte para Terabitia)

Sábado (30)
8h – Coral bilíngue do Raul
8h às 11h – Feira de livros com lançamentos a preços populares
8h às 11h – Exposição dos trabalhos literários do Raul
8h –Apresentações dos alunos do Raul
8h30 – Contação de histórias com a Nana
9h30 – Bate-papo “Entre pipas e rabiolas” com o escritor Lázaro Júnior

Com informações da prefeitura de Betim.