Encontro reúne catadores e representantes do município no próximo dia 3
Nesta sexta-feira (3), catadores de materiais recicláveis de Betim e entidades ligadas ao setor da reciclagem se reúnem no Fórum Lixo e Cidadania. O encontro será realizado às 14h, no Parque Natural Municipal Felisberto Neves (Avenida Edmeia Matos Lazzarotti, 3000, Ingá). A proposta do evento é debater políticas voltadas para o desenvolvimento da reciclagem e a inclusão socioeconômica de catadores de Betim. O evento é aberto à população interessada em debater e propor soluções, sugestões e fomentar a coleta seletiva em benefício dos catadores e da preservação do meio ambiente.
O fórum envolve instituições do poder público estadual e municipal, além dos trabalhadores da reciclagem e organizações da sociedade civil. Este é o segundo encontro da iniciativa em Betim. “Este será um segundo momento em que vamos poder dar continuidade às discussões do primeiro encontro do fórum e avaliarmos juntos, poder público, entidades e catadores, quais são as melhores soluções para que a coleta seletiva avance no município, com a inclusão dos catadores nesse processo”, ressalta o presidente da Ecos, Wilton Magno Leite.
COMPOSIÇÃO
Os encontros do fórum iniciaram após adesão de Betim ao Programa Lixo e Cidadania. Uma iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais, juntamente com as secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), e Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese), em parceria com a Associação Nacional dos Catadores (Ancat).
No município, o comitê municipal do Fórum foi formado para atuar na mobilização para os encontros, levantarem as demandas dos catadores e articular para os devidos encaminhamentos. O grupo é formado por integrantes da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Câmara Municipal e da Associação dos Catadores de Papel de Betim (Ascapel).
Os membros do comitê devem elaborar o Plano de Ação para a formulação de políticas voltadas aos catadores com a participação desse público Também há o objetivo de ampliar o serviço de coleta seletiva em operação no município.