Hospital do Icismep em Igarapé será inaugurado no dia 17

0
732
Foto: FVP

Nova unidade conta com centro cirúrgico e consultórios de diversas especialidades para a população dos municípios consorciados

O novo hospital do consórcio Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (Icismep) está prestes a ser inaugurado. Construído em Igarapé, a solenidade de lançamento está agendada para o dia 17 de maio, com a presença do governador Romeu Zema. O Hospital 272 Joias, com nome em homenagem às vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, contará com consultórios e centro cirúrgico para diversas especialidades. O hospital está na última etapa de sua construção, finalizando apenas ajustes finos para o início do atendimento à população.

No último dia 25, o consórcio reuniu seus colaboradores de todas unidades para um café no refeitório do novo hospital. O encontro teve como objetivo celebrar o fim das obras e o início de uma nova fase da instituição.

Na ocasião, o presidente da Icismep e prefeito de São Joaquim de Bicas, Guto Resende, emocionado, reforçou a importância do cuidado e atenção aos pacientes. “Me faltam palavras para descrever este momento. Com muita simplicidade venho pedir a vocês uma coisa que vocês já fazem no dia a dia: vamos trabalhar para o outro, vamos ter empatia, fazer um pouquinho mais do que a gente faz. Vamos salvar uma vida todo dia, vamos cuidar das pessoas que entram aqui. Quero dedicar a vocês esta conquista” afirma o presidente.  

O prefeito de Igarapé, Arnaldo Chaves, comemorou e ratificou a importância da sua cidade estar recebendo este equipamento público e deu as boas-vindas à equipe de saúde que já está em fase de mudança para o município. 

O secretário-executivo do consórcio, Elson Junior, ressaltou o impacto do hospital na saúde pública da região. “Ter um hospital desta grandeza é uma coisa extraordinária para a região. Vamos conseguir fazer mais de mil atendimentos por dia. Vamos melhorar a vida do cidadão que paga imposto e merece ter serviço de qualidade. É muito bom ver um projeto sair do papel, com o recurso público tendo sido gasto de forma racional e eficiente”, disse.

ESTRUTURA DO HOSPITAL

O Hospital 272 Joias será um hospital-dia, com atendimentos eletivos de consultas, exames e cirurgias nas especialidades de Angiologia, Dermatologia, Oftalmologia, Ortopedia e Otorrinolaringologia, incluindo exames de Fonoaudiologia. Também, todas as espécies de ultrassonografias, teste ergométrico, eletroneuromiografia e eletroencefalograma. Os consórcios atuam na média complexidade, por isso, seus hospitais não atendem urgências e emergências. As especialidades atendidas são referentes às demandas dos municípios consorciados.

A unidade foi erguida em uma área de 10 mil metros quadrados, com 3.700 m² de área construída. É uma construção mista, com concreto armado e estrutura metálica. Além disso, conta com acabamento para garantia de qualidade acústica e luminotécnica do ambiente.

Diversos consultórios, salas de exames, centro cirúrgico com quatro salas, e toda a estrutura de pré e pós operatório fazem parte da estrutura. Além de refeitório, espaço de convivência interno e estacionamento, inclusive para ambulâncias, apesar de se tratar de um hospital-dia.

Equipamentos e mobiliário estão sendo transportados e diversas equipes estão trabalhando nesta fase final. A inauguração do hospital está agendada para o dia 17 de maio, às 10h30, com presença confirmada do governador Romeu Zema.