Igreja Nossa Senhora do Carmo ganha nova pintura, salão e uma fonte

0
687
Há dois anos, a igreja teve o piso e o altar interno renovado, mas estava há 20 sem ganhar uma nova pintura no lado de fora. Foto: Divulgação.

Há dois anos, o local teve o piso e o altar interno renovado, mas estava há 20 sem uma nova pintura externa

Depois de quase um ano em reforma, a parte externa da igreja Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Betim, está mais bonita. Além da revitalização na arquitetura, o centro religioso agora também conta, na parte da frente da entrada principal, com um salão ministerial e, acima do salão, com uma fonte d’água, onde há a imagem da padroeira de Betim.

Segundo o padre Hélio Parreiras, responsável por celebrar as missas no local há quase quatro anos, ainda falta alguns ajustes no salão ministerial que serão efetuados logo no início de 2021. Mas ele ressalta que toda a reforma, voltada para arquitetura externa, já foi concluída e que agora as quatro cruzes presentes na torre principal estão mais destacadas.

Há dois anos, a igreja teve o piso e o altar interno renovado, mas estava há 20 sem ganhar uma nova pintura no lado de fora.

“A arquitetura dela (a igreja) é muito bonita, mas não estava sendo valorizada. Por exemplo, na torre em formato retangular à frente da igreja, já tínhamos quatro cruzes, uma em cada lado, mas não eram tão visíveis, então trabalhamos com um material similar de aço corten e pintamos as cruzes de branco, para que assim tivessem mais destaque, além de uma iluminação que contribui com sua visualização. Na parede da igreja optamos pela cor branca, assim ela ganhará mais destaque”, disse o padre.

O pároco ainda ressalta que acima do salão paroquial, foi instalada uma fonte de água com a imagem da santa Nossa Senhora do Carmo, voltada para as pessoas que passam na avenida Governador Valadares.

“Foi feito também um jardim, e por cima do salão colocamos uma fonte de água com a imagem da padroeira, de cor branca em vidro marmorizado, assim quando as pessoas passarem pela avenida podem fazer referência à imagem ou até mesmo se sentarem num banco ao redor e fazer seu momento de oração, por exemplo”, esclarece o sacerdote.

Todos os dias da semana, a fonte será ligada às 12h (meio dia) e às 18h, junto com o toque do sino. O padre informou que também foi construída uma cafeteria para os fiéis, porém ainda falta ligar a energia no imóvel e estruturá-la de acordo com as normas sanitárias contra à covid-19.

Interior da igreja Nossa Sra. do Carmo. Foto: Divulgação.

Ainda de acordo com informações, o salão paroquial será utilizado como sede da secretaria paroquial, porém, também poderá oferecer no local cursos de catequese, batismo e de noivos.

Desde que Betim entrou na onda amarela (atualmente na fase verde) do Minas Consciente, celebrações religiosas podem ocorrem normalmente desde que sigam uma série de medidas para assegurar a saúde dos fiéis e das pessoas envolvidas nas cerimônias.

Na igreja, que leva o nome da padroeira da cidade, Padre Hélio acredita que os fiéis procuram o local para um momento de acolhimento. “Quem entra na igreja tem uma devoção muito grande e se sente acolhido. A N. Sra. do Carmo é padroeira de Betim né, então ela acaba sendo uma referência para as pessoas”.

Além disso, a igreja disponibiliza amplo material religioso nas duas redes sociais oficiais e efetua as transmissões de missas ao vivo, que ocorrem três vezes nos domingos, pelo canal do Youtube “Paróquia Nossa Senhora do Carmo-Betim”.