Inaugurada no último sábado, nova UPA Alterosas começa a funcionar hoje (02)

0
263
Local escolhido para a nova sede proporcionou à estrutura um prédio mais amplo e moderno, de 1.834 m² de área construída. Foto: Guga Ribeiro.

Unidade tem capacidade para até 7 mil atendimentos de urgência e emergência, 24 horas por dia

Começa a funcionar nesta, segunda-feira (02), a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alterosas, que foi inaugurada no último sábado (31). De acordo com o executivo municipal, o local está mais moderno, amplo e funcional. Além disso, a nova UPA tem capacidade de realizar cerca de 7 mil atendimentos de urgência e emergência, 24 horas por dia. No mesmo dia (02/08), a antiga UPA deixa de receber os pacientes.

O lugar escolhido para a nova sede proporcionou à estrutura um prédio mais amplo e moderno, de 1.834 m² de área construída. Com espaços funcionais, acessíveis e climatizados, os serviços prestados contam com cinco consultórios de atendimento médico, uma sala para estabilização – com capacidade para até sete leitos – duas salas para assistência a pacientes que necessitam de isolamento, e três salas amplas de observação clínica com capacidade para abrigar até 21 leitos.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Augusto Viana, a nova UPA Alterosas está instalada em uma região de grande concentração demográfica. “A unidade é referência para mais de 100 mil habitantes da cidade. É um equipamento maior e com ambientes mais adequados, o que proporcionará um atendimento de qualidade e humanizado, com mais conforto e segurança”, afirmou Viana.

Para o prefeito Vittorio Medioli (Sem partido), a nova UPA Alterosas vem cumprir uma obrigação que a administração pública tem em garantir uma unidade com recursos físicos e assistenciais que atendam a maior região do município. “Essa UPA tem um número muito superior de serviços que havia na antiga Unidade de Atendimento Imediato (UAI) da região. Desde o início da década de 2010, a Prefeitura vem sendo multada seguidamente por descumprir a obrigação de substituir o antigo equipamento da UAI Alterosas. Agora, haverá uma melhoria significativa no atendimento à população”, destaca Medioli.

Rede de Urgência

A rede de urgência e emergência de Betim conta, atualmente, com quatro Unidades de Pronto Atendimento – as UPAs Norte, Teresópolis, Alterosas e Guanabara – e com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além do serviço de pronto atendimento do Hospital Orestes Diniz, gerenciado pela Fhemig. Juntas, de acordo com dados da prefeitura, as unidades realizam cerca de 20 mil atendimentos por mês.