Em 2023, o Árvore da Vida chega aos 19 anos de atividades no Jardim Teresópolis, com mais de 25 mil beneficiados desde sua fundação. Desde 2010, realiza oficinas de Canto Coral com jovens da comunidade, que já subiram em palcos consagrados do estado, como o Cine Theatro Brasil e a Sala Minas Gerais. Em 2011, o Coral do Árvore da Vida se apresentou junto ao renomado tenor italiano Andrea Bocelli para mais de 230 mil pessoas na Praça da Estação. Este ano, o coral se junta à Cyntilante Produções para apresentar o espetáculo “Árvore da Vida – Uma jornada poética e musical”.
O espetáculo marca o final de uma parceria de três anos do projeto executado pela AVSI Brasil com o grupo Stellantis e a Fundação Banco do Brasil, que impactou diretamente mais de 1.200 moradores do Jardim Teresópolis. Além da formação humana e artística dos jovens do coral, o projeto fomentou o empreendedorismo social na região. A parceria capacitou 30 lideranças comunitárias para criação e execução de projetos sociais, com edital de financiamento para dez iniciativas. Ainda, a parceria foi a responsável pela construção do primeiro coworking social de Betim, o Espaço Colheita — escritório compartilhado de uso gratuito, localizado na sede do projeto, no Jardim Teresópolis.
O espetáculo “Árvore da Vida – Uma jornada poética e musical” será apresentado no dia 24 de outubro, às 19h, no Teatro do Minas Tênis Clube (Centro Cultural Unimed-BH). Os ingressos para o musical são gratuitos e devem ser retirados na plataforma Sympla pelo link.
UMA JORNADA POÉTICA E MUSICAL
A história do espetáculo narra a aventura de Maria para espalhar as sementes do amanhã por todos os cantos de uma Minas Gerais fantástica, a partir de suas conversas com a grande árvore sagrada, o Jequitibá. Em sua viagem, que se dá como um paralelo à jornada do Pequeno Príncipe de Saint Exupéry, a jovem Maria encontra curiosos personagens baseados na vida e obra de nomes expressivos da literatura brasileira nascidos no estado. Carlos Drummond de Andrade, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Guimarães Rosa, Adélia Prado, Bartolomeu Campos de Queirós e Henriqueta Lisboa estão entre os homenageados.
A dramaturgia é assinada por Fernando Bustamante, diretor artístico do espetáculo e dirigente da Cyntilante Produções, premiado pela direção dos musicais “A Patinha Feia” (melhor espetáculo no prêmio COPASA Sinparc 2019) e “A Arca de Vinicius” (melhor diretor no Prêmio SESC SATED). “Pensamos uma história que homenageia as crianças e jovens que passam pelo projeto, onde aprendem música por um tempo e a arte aprendida transforma essas e outras vidas que se desdobram a partir desses educandos em seu processo de crescimento. O público vai se identificar não só com a história, mas com o repertório e com as inspirações de grandes poetas mineiros”, conta Fernando Bustamante.
A trilha sonora da travessia de Maria tem músicas compostas por artistas de diversas regiões do estado. No musical que atravessa Minas Gerais, canções de Milton Nascimento, Lô Borges e Beto Guedes se juntam a obras da sambista Clara Nunes e do maestro Edmundo Villani-Côrtes, entre tantos outros. O repertório foi montado pelo regente e diretor artístico do projeto Árvore da Vida, Júlio Bastos, que também é pianista do premiado grupo Ars Nova – Coral da UFMG. Os arranjos são de Marcelo Minal, que trabalha com esse tipo de produção desde 2011 e conta com mais de 600 arranjos produzidos — já executados em produções da África do Sul, Índia, Bélgica e Austrália.
ÁRVORE DA VIDA
O Árvore da Vida foi criado como programa de responsabilidade social da Fiat, atual Stellantis, no ano de 2004. Mais de 25 mil pessoas já foram impactadas diretamente pelas atividades do projeto desde sua fundação. Hoje, é gerido pela AVSI Brasil e conta com diversos parceiros. A atuação do Árvore da Vida tem como premissa a inclusão social de crianças e adolescentes através de ações educativas e culturais, além de atuar na capacitação profissional de jovens e adultos do Jardim Teresópolis, comunidade que cresceu no encalço do Polo Automotivo de Betim, a maior planta do grupo automobilístico na América do Sul, fundada em 1976.
Jacopo Sabatiello, vice-presidente da AVSI Brasil, ressalta a importância do desenvolvimento do projeto e sua relação com o Jardim Teresópolis. “O projeto Árvore da Vida foi idealizado e desenvolvido a partir da convicção que a educação desempenha um papel fundamental para gerar pessoas capazes de assumir um papel ativo nas suas vidas, famílias e comunidade em que vivem”, pontuou o vice-presidente da AVSI Brasil.
PARCERIA
O espetáculo “Árvore da Vida: Uma jornada poética e musical” está inserido em um projeto com investimento social do grupo Stellantis e da Fundação Banco do Brasil. Em três anos de execução, mais de 300 jovens foram beneficiados com oficinas de Canto Coral, Formação Humana e inserção no mercado de trabalho, prezando por um desenvolvimento mais do que artístico, sempre relacionado ao crescimento dos adolescentes como pessoas e cidadãos engajados.
Para o presidente da Stellantis para América do Sul, Antonio Filosa, o espetáculo é a celebração de um projeto que criou raízes sólidas e de uma parceria que rendeu excelentes frutos no Jardim Teresópolis, região localizada em frente ao Polo Automotivo Stellantis, em Betim. “Durante esse período, o Árvore da Vida, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, se tornou um diferencial na vida de inúmeros moradores da comunidade. Por meio da educação, tivemos a oportunidade de transformar realidades de muitas famílias da região oferecendo oportunidades de aprendizagem e conhecimento em cidadania e capacidade de criar, além de diversas possibilidades de trabalho. Temos orgulho desse projeto, da forma como o Árvore da Vida e a comunidade do Jardim Teresópolis cresceram juntos”, destaca Filosa.
O projeto também foi responsável pela criação do primeiro Coworking Social de Betim. O Espaço Colheita, localizado na sede do Árvore da Vida, no Jardim Teresópolis, foi inaugurado em dezembro de 2022 e conta com estrutura equipada e adequada para o trabalho de empreendedores e projetos sociais da região. Com utilização gratuita, o escritório compartilhado tem sala de reuniões, internet, notebooks e impressora disponíveis em ambiente climatizado. Ainda, 30 representantes de Organizações da Sociedade Civil da comunidade participaram de um curso de capacitação e execução de projetos. Dez projetos elaborados a partir da formação foram contemplados, também, por um edital de financiamento para a realização de ações e estruturação das instituições no Jardim Teresópolis. Ao todo, mais de 1.200 pessoas foram impactadas diretamente com as ações da parceria.
SERVIÇO
Árvore da Vida: uma jornada poética-musical
Data: 24 de outubro de 2023
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Unimed-BH / Teatro do Minas Tênis Clube. Rua da Bahia, 2.244, 5º andar, Lourdes, Belo Horizonte.
Ingressos gratuitos mediante retirada na plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/arvore-da-vida—uma-jornada-poetica-e-musical__2209238