Junho verde: iniciativas zelam pelo meio ambiente em São Joaquim de Bicas

0
832
Espécimes foram produzidas na Usina de Reciclagem da cidade para serem doadas à população e para arborizar locais públicos do município. Foto: PMSJm.B/ Divulgação.

Doação de mudas, produção de adubo e manutenção da limpeza urbana são algumas das medidas

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, e à Semana Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de São Joaquim de Bicas distribuiu mudas de árvores e de plantas ornamentais para os moradores, em 9 de junho. As espécimes foram produzidas na Usina de Reciclagem da cidade para serem doadas à população e para arborizar locais públicos do município.

O espaço foi inaugurado em 2001, e completará 20 anos na próxima quinta-feira, 17 de junho. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a usina recebe, em média, 16 toneladas de resíduos por dia, entre vidros, papéis, plásticos, latas, embalagens Tetra Pak, roupas, sucatas etc.

“Todo material recebido é separado pelas equipes nas seguintes categorias: recicláveis, orgânicos e rejeitos. Assim, os rejeitos são encaminhados para um aterro sanitário, em Betim. A partir disso, os recicláveis são selecionados, separados por categoria, prensados e vendidos para uma empresa por sistema de licitação”, informa a pasta responsável pelo Meio Ambiente.

Segundo informações, somente no primeiro semestre de 2021, foram produzidas 4 mil mudas de árvores e plantas ornamentais. Sendo que 2.500 foram doados para a população e utilizados nos espaços públicos da cidade. Além disso, aproximadamente cinco toneladas de composto orgânico foram geradas e também doados para adubo de plantas ornamentais. Outra parte da produção é usada pelo executivo municipal na adubação de campos e jardins públicos.

Devido ao período pandêmico, o morador de São Joaquim de Bicas deve entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone: (31) 3534-9000 e agendar a retirada de mudas e composto orgânico.

Limpeza urbana

Para manter a cidade limpa, a prefeitura destacou que realiza durante toda a semana, inclusive aos sábados, a coleta de resíduos com incentivo a separação de recicláveis, não recicláveis e lixo orgânico; mutirão itinerante de capina e varrição, no intuito de manter a limpeza de todos os bairros.

“A prefeitura orienta que a população faça também sua parte e colabore com essas iniciativas, descarte corretamente os resíduos, mantenha a cidade limpa e contribua para um ambiente mais agradável”, informa a administração do município, em nota.