Close Menu

    Newsletter

    Fique atualizado com as principais notícias e acompanhe tudo o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

    Facebook Instagram X (Twitter)
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Folha Vale do ParaopebaFolha Vale do Paraopeba
    ANUNCIE
    • Inicial
    • Editorias
      1. Cidades
      2. Diversão & Cultura
      3. Editorial
      4. Especial
      5. Geral
      6. Meio Ambiente
      7. Moda
      8. Saúde
      9. Variedades
      10. Veículos
      Destaque

      Exposição “Mulheres que Fizeram e Fazem a História de Betim” inaugura nesta sexta-feira (6)

      Por Da Redação FVP6 de março de 2026
      Recente

      Exposição “Mulheres que Fizeram e Fazem a História de Betim” inaugura nesta sexta-feira (6)

      6 de março de 2026

      Igarapé inaugura escola de tempo integral do Resplendor nesta sexta-feira (6)

      5 de março de 2026

      Igarapé celebra 63 anos de emancipação política

      2 de março de 2026
    • Cidades
      1. Betim
      2. Brumadinho
      3. Igarapé
      4. Juatuba
      5. Mário Campos
      6. São Joaquim de Bicas
      7. Sarzedo
      Destaque

      Corrida Divas na Pista ocorre neste domingo (15)

      Por Da Redação FVP13 de março de 2026
      Recente

      Corrida Divas na Pista ocorre neste domingo (15)

      13 de março de 2026

      Crea realiza mais de 1.300 fiscalizações em Betim e registra queda de 21% em infrações no estado

      10 de março de 2026

      Betim tem processo seletivo para 146 vagas em 23 profissões nesta terça-feira (10)

      9 de março de 2026
    • Publicações
    • O jornal
    • Fale Conosco
    Folha Vale do ParaopebaFolha Vale do Paraopeba
    Home»Editorias»Veículos»Legislativo aumenta validade da CNH para 10 anos e altera sistema de pontuação para suspensão
    Veículos

    Legislativo aumenta validade da CNH para 10 anos e altera sistema de pontuação para suspensão

    Da Redação FVP1 de julho de 2020Atualizado em:6 de julho de 20204 Mins Leitura
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Copiar Link
    Projeto foi aprovado na forma do substitutivo do deputado Juscelino Filho (DEM -MA), que estabelece a validade de 10 anos da CNH para motoristas com até 50 anos de idade. Reprodução/ Internet
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Copiar Link

    Projeto do Executivo agora será analisado pelo Senado

    A Câmara dos Deputados votou o projeto de lei que modifica o Código de Trânsito Brasileiro. Entre as alterações, está o aumento da validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para dez anos e a suspensão do direito de dirigir por acúmulo de pontos devido à gravidade das infrações.

    O texto, que agora segue para o Senado, é de origem do Poder Executivo, e foi entregue à Câmara pelo presidente Jair Bolsonaro em junho de 2019. Durante a votação, no dia 24 de junho, foi retirado o trecho que previa o prazo de cinco anos para os condutores que exercem algum tipo de atividade remunerada em veículo, como motoristas de ônibus e caminhão, taxistas ou condutores por aplicativo, serem submetidos a exames médicos e psicológicos.

    O projeto foi aprovado na forma do substitutivo do deputado Juscelino Filho (DEM -MA), que estabelece a validade de 10 anos da CNH para motoristas com até 50 anos de idade. Atualmente, o prazo é de cinco anos, independentemente da idade do condutor. A validade da habilitação continuará sendo de cinco anos para aquelas com idade igual ou superior a 50 anos. A renovação a cada três anos, exigida para aqueles de 65 anos ou mais, passa a vale agora apenas para motoristas acima de 70 anos.

    Pontuação

    O deputado definiu uma escala com três limites de pontuação para que a CNH seja suspensa: com 20 pontos, se o condutor tiver duas ou mais infrações gravíssimas; com 30 pontos, se tiver apenas uma infração gravíssima; ou 40 pontos, se não constar entre as suas infrações nenhuma infração gravíssima.

    “Em que pese a alegação do governo de que o limite atual é bastante rigoroso, principalmente para aqueles que exercem atividade remunerada ao volante, entendemos que a simples ampliação do limite pode estimular o cometimento de infrações que atentam contra a vida das pessoas”, argumentou Juscelino Filho.

    A proposta do governo original alterava de 20 para 40, o limite máximo de pontos que um motorista pode acumular, em até 12 meses, sem perder a licença para dirigir.

    Cadeirinha

    Os membros do Legislativo estabeleceram multa para quem transportar criança de até 10 anos, que ainda não atingiu 1,45 m de altura, sem a cadeirinha de segurança. O descumprimento ocasionará em uma autuação de infração gravíssima.

    Com a determinação, deputados derrubaram o trecho do projeto que previa apenas advertência por escrito, sem a multa, aos condutores que transportam crianças de até 7 anos sem a cadeirinha.

    “Especialistas afirmam que crianças com idade inferior (a dez anos) não tem a destreza suficiente para sustentar-se adequadamente na garupa dos veículos de duas rodas. A medida equipara todas as idades mínimas em 10 anos: para que a criança seja transportada no banco dianteiro ou em motocicleta e para que utilize dispositivo de retenção”, explicou Juscelino.

    Exames

    A medida prevê que os exames físicos e mentais e de avaliação psicológica deverão ser realizados por médicos e psicólogos, respectivamente com titulação de especialista em medicina do tráfego e psicologia do trânsito, conferida pelo respectivo conselho profissional. Os profissionais da área terão três anos a partir da publicação da lei para obterem essa especialização.

    Motocicletas

    A proposta ainda permite a passagem de motocicletas, motonetas e ciclomotores entre veículos de faixas adjacentes no mesmo sentido da via quando o trânsito estiver parado ou lento. Entretanto, o texto define os seguintes critérios: havendo mais de duas faixas de circulação, a passagem somente será admitida no espaço entre as duas faixas mais à esquerda; Havendo faixa exclusiva para veículos de transporte coletivo à esquerda da pista, esta será desconsiderada para passagem de motocicletas; Não será admitida a passagem entre a calçada e os veículos na faixa a ela adjacente; A passagem desses meios de transportes entre veículos de faixas laterais deve ocorrer em velocidade compatível com a segurança de pedestres, ciclistas e demais veículos; Os órgãos locais poderão implementar áreas de espera específicas para esses tipos de veículos junto a semáforos, na forma definida pelo Conselho Nacional de Trânsito.

    Recall

    O texto aprovado torna a convocação de concessionárias para o reparo de defeitos nos veículos uma condição para o licenciamento anual do veículo a partir do segundo ano após o chamamento para o recall.

    Cadastro positivo de condutores

    O documento também cria o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), no qual deverão constar os dados dos condutores que não cometeram infração de trânsito sujeita a pontuação, nos últimos doze meses. Entre os objetivos do cadastro está a possibilidade de concessão de descontos na contratação de seguros.

    *Com informações, Agência Brasil.

    (RNPC) 10 Anos carros CNH Condutores Motorista Nacional Positivo Registro Trânsito

    Notícias Relacionadas

    Ram Dakota retorna ao Brasil com motor 2.2 turbodiesel

    2 de fevereiro de 2026

    Betim inicia sinalização para projeto piloto de faixa exclusiva para motociclistas

    18 de março de 2025

    Lula visita Polo Automotivo de Betim nesta terça-feira (11)

    11 de março de 2025
    NÃO PERCA

    Corrida Divas na Pista ocorre neste domingo (15)

    13 de março de 2026

    Crea realiza mais de 1.300 fiscalizações em Betim e registra queda de 21% em infrações no estado

    10 de março de 2026

    Betim tem processo seletivo para 146 vagas em 23 profissões nesta terça-feira (10)

    9 de março de 2026

    Justiça de MG nega recurso da Vale e mantém pagamento de auxílio a vítimas do desastre de Brumadinho

    6 de março de 2026

    Exposição “Mulheres que Fizeram e Fazem a História de Betim” inaugura nesta sexta-feira (6)

    6 de março de 2026

    Igarapé inaugura escola de tempo integral do Resplendor nesta sexta-feira (6)

    5 de março de 2026

    Concessionária da BR-262 entrega nova passarela na altura de Juatuba   

    4 de março de 2026

    Atletas juvenis de Betim conquistam três medalhas no Grand Slam de Taekwondo

    3 de março de 2026
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Portal de notícias da Folha Vale do Paraopeba, jornal impresso que circula em 5 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), são elas: Betim, Igarapé, São Joaquim de Bicas, Brumadinho e Mário Campos.

    MAIS ACESSADAS DA SEMANA

    Betim tem processo seletivo para 146 vagas em 23 profissões nesta terça-feira (10)

    9 de março de 2026

    Edição 628 | 01 a 15/03/2026

    1 de março de 2026

    Crea realiza mais de 1.300 fiscalizações em Betim e registra queda de 21% em infrações no estado

    10 de março de 2026
    ACONTECEU NO BRASIL E NO MUNDO

    Corolla Cross tem reestilização e novos equipamentos na linha 2025

    2 de maio de 2024

    Uai Sô Betim: empresa cria aplicativo de entregas

    1 de setembro de 2020

    Shoppings de Betim anunciam medidas preventivas a respeito do coronavírus

    18 de março de 2020
    Facebook Instagram X (Twitter)
    • TERMOS DE USO E POLÍTICAS DE PRIVACIDADE
    © 2026 Folha Vale do Paraopeba. | Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará - Salmos 37:5 | Desenvolvido por Markvz Vinicivz.

    Digite o termo e aperte Enter para procurar. Aperte Esc para cancelar.