Mais de 52% da população de Betim já completou a vacinação contra a Covid

0
191
Foto: Gil Leonardi

Quase 238 mil betinenses receberam as duas doses ou a dose única do imunizante
que protege contra o vírus

Segundo a Prefeitura, dos 450.024 mil habitantes da cidade, 237.848 já receberam as duas doses ou a dose única da imunização que protege contra a Covid-19, enquanto 75,93% receberam ao menos uma dose da vacina até o dia 27.

De acordo com a administração pública, o avanço da vacinação contra a Covid-19 no município reflete positivamente na queda do número de novos casos confirmados,
de óbitos e de internações em decorrência da doença.

Em maio de 2021, no pior momento da pandemia, 3.666 pessoas precisaram de internação em um leito de UTI no Cecovid Betim, uma média diária de 118 pessoas. Até o fechamento desta edição, apenas 17 pessoas estavam internadas na unidade.

“Quanto mais pessoas vacinadas, menores são os casos da doença que irão agravar e
demandar internação hospitalar. Por isso, reforço que é de extrema importância que a população procure as unidades de saúde para tomar a segunda dose da vacina,” alertou o secretário municipal de Saúde, Augusto Viana.

Antecipação

A aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer para adolescentes de 12 a 17 anos,
com ou sem comorbidades foi antecipada para o final de outubro. Os jovens de 17, 16
e 15 anos receberam a dose dois no último dia 28. Já para os de 14, 13 e 12 anos, a imunização foi no dia 29.

Quem já foi convocado e ainda não tomou a dose dois pode comparecer à unidade para completar o ciclo vacinal. Quem recebeu a primeira dose da vacina Coronavac, cujo intervalo entre as doses é de 28 dias, ou da Astrazeneca, que tem intervalo de 84 dias,
deve procurar o posto de vacinação na data indicada no cartão de vacinas.

No ato da vacinação devem ser apresentados um documento de identidade, o
CPF, o cartão de vacina com o registro da primeira dose e o Cartão SUS. Essas informações são obrigatórias para que o registro da dose seja repassado ao Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que esse é um dado parcial e sujeito a alteração. A atualização do número de doses aplicadas está sendo feita gradativamente, à medida que as pessoas vacinadas são cadastradas no sistema informatizado.